CAL FRANCISCO 2

Perfil: Cal Francisco

Professor de Jornalismo – FMU/FIAM-FAAM

Texto por Mariana Bheatriz dos Santos [1]

Revisão e edição por Felipe da Costa Rico [2]

Supervisão por Prof. William Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

A voz marcante e potente é apenas uma das grandes qualidades do professor e radialista Cal Francisco. Natural de Minas Gerais, ele conta que se considera paulistano, pois veio à cidade com meses de vida e viveu sua infância e juventude no Itaim Paulista, na zona leste.

Desde criança sempre gostou de comunicação, mas não pensava em trabalhar na área. Todavia, após finalizar o ensino médio, mudou-se para Mogi das Cruzes, onde prestou vestibular para Jornalismo na UMC. Ao concluir o curso, em 1991, fez pós-graduação em Comunicação e Marketing, em 1994, na Universidade São Judas, em seguida, emendou outra em Letras, em 1995. Fez o mestrado em Comunicação pela PUC, em 2006, e uma segunda graduação em Direito, pela Uniban, em 2013.

O docente conta que o interesse em cursar Direito surgiu quando notou a proximidade que possui com o Jornalismo. Segundo ele, os objetos entre ambos diferem, mas os objetivos são os mesmos. O suporte à vida para a sociedade e a defesa do cidadão são pontos de encontro importantes das duas profissões. Com horizonte mais ampliado, Cal ganhou diversos prêmios na comunicação devido aos trabalhos humanitários que prestou, como o documentário “Mendigos na BR”, vencedor do prêmio Vladimir Herzog de Cidadania e Direitos Humanos.

Passou por veículos como CBN, Globo, Eldorado e ESPN, atuando como radialista. Segundo ele, foi convidado para ler uma nota na rádio Boa Nova, de Guarulhos, e gostaram de seu trabalho que acabou ficando e se apaixonou pelo segmento. Na rádio, amadureceu pessoal e profissionalmente e entendeu o quanto o veículo é próximo do telespectador, principalmente por fazer parte do cotidiano e intensificar a humanidade do profissional.

Já a docência aconteceu por acaso. Um colega de profissão o convidou para dar aula nos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, se apaixonou e está na área há mais de 20 anos, com passagem pelas faculdades Anhanguera, Metodista e Universidade de Guarulhos.

Ao concluir, Cal incentiva os alunos a terem força de vontade e procurar sempre a sinceridade. “O jornalismo precisa ser honesto. Estamos vivendo um momento de crise e o jornalista precisa ser isento, pois a profissão é a ajuda a todo o mundo”.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[4] Professora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisora de estágios AICOM.