Flamingo de Ouro

Flamingo de Ouro 2022: um evento para a história do curso de Publicidade e Propaganda

Texto: Felipe da Costa [1] e Gabriela da Silva Conceição [2]

Edição: Felipe da Costa Rico [1]

Supervisão: Prof. William Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

No dia 12 de dezembro de 2022, foi realizada a 5º edição do “Flamingo de Ouro”, que premia os melhores TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) do ano do curso de Publicidade e Propaganda do FMU / FIAMFAAM. O evento contou com público presencial, algo que não ocorria desde 2019 por causa da pandemia do Coronavírus. As premiações foram divididas em Flamingos de “ouro”, “prata” e “bronze”, além das menções honrosas, moderadas pela Profa. Me. Tereza Imperiale, coordenadora do curso de Publicidade Propaganda, e pelo Prof. Me. Fábio Pelicer Lopes de Souza, coordenador adjunto do curso de Publicidade e Propaganda. Além disso, o evento teve o patrocínio Chilli Beans, que forneceu produtos aos convidados e aos vencedores da noite.

A mesa principal contou com o Diretor Acadêmico da instituição, Prof. Dr. Fernando Albino Leme; a professora responsável pela orientação de TCCs, Profa. Dra. Ediliane de Oliveira Boff; e os publicitários presentes na lista dos “100 maiores líderes publicitários do Brasil”, da Revista Exame: João Binda, da JC Decaux; Peterson Fernandes, do grupo Bandeirantes; e Rodolpho Pera, da Digital Reef, que são alunos egressos do FMU / FIAMFAAM.

A abertura do evento e os convidados

A grande noite de premiação começou com uma apresentação musical de alunos da instituição, seguido pela formalização do Prof. Fábio Pelicer e da Profa. Tereza Imperiale como mestres de cerimônia do evento e, por fim, da composição da mesa de convidados.

As celebrações se iniciaram com um discurso inicial do Prof. Fernando Leme, exaltando a importância do evento para a instituição e parabenizando os alunos pela conquista. Em seguida, a Profa. Ediliane Boff reforçou as congratulações, tendo em vista que viveu de perto os processos de produção dos TCCs como professora-orientadora.

A posteriori, os três profissionais convidados da noite responderam duas perguntas dos alunos. Primeiramente, eles referiram o sentimento de estar numa lista tão importante, “100 maiores líderes publicitários do Brasil”, e o quanto a faculdade ajudou na trajetória de cada um. “É muito gratificante, pois são pessoas do mercado que votaram na gente, pra estar nesse núcleo de 100 pessoas, a Fiam realmente fez diferença na minha carreira”, disse Peterson Fernandes.

“Participei de várias palestras e sempre me imaginei e quis estar aqui dando palestras. A Fiam foi uma porta de entrada para que eu conseguisse trilhar meu caminho aqui no mercado publicitário, tive também um network muito importante e acho que isso ajuda muito.”, citou Rodolpho Pera.

João Binda também diz: “estar na lista é maravilhoso, em qualquer lista a gente tem que estar incluído, fiquei muito honrado. É um mercado super competitivo, tive a sorte de conseguir estágio no segundo ano de faculdade, a Fiam me deu toda a receita pra eu construir meu próprio bolo. Acreditem em vocês, sejam curiosos, busquem estágios, só tenho a agradecer à Fiam”.

Posteriormente, os três responderam quais habilidades e softs skills eles consideram importante para o mercado atual, destacando habilidades intrínsecas aos publicitários, como curiosidade e rede de networking, além de necessidades do mercado, como a fluência em uma segunda língua e a constante atualização profissional.

O Prof. Fábio Pelicer exaltou a presença dos três publicitários. O docente lembrou que o FMU / FIAMFAAM foi a segunda maior instituição com publicitários citados, e formados na casa, na lista dos 100 maiores líderes publicitários do Brasil da Revista Exame. “Isso, para nós, é muito relevante. E os três, assim, de pronto, quando a gente chamou, foi: ‘vamos sim’. Hoje, foi um reconhecimento a esses alunos egressos do curso, porque não é só quem está aqui dentro da casa, aqueles que já saíram da casa e estão no mundo profissional também merecem o nosso reconhecimento, porque estiveram aqui, porque a instituição teve uma relevância, como eles mesmo falaram”.

As premiações

Como grande atração da noite, as premiações, patrocinadas pela Chilli Beans, visaram condecorar os trabalhos de TCCs realizados e apresentados pelas turmas finais de Publicidade e Propaganda de 2022. Neste período, foram 36 agências, compostas por quase 250 alunos.

Os estudantes das agências ganhadoras das menções honrosas no Flamingo de Ouro foram contemplados com certificados digitais de reconhecimento pelo trabalho desempenhado e voucher de 30% para utilização no e-commerce da patrocinadora Chilli Beans. Nessa categoria, a Agência Rise ganhou o prêmio de Planejamento; a Agência Living levou o prêmio de Mídia; a Agência Ithink faturou o de Criação; a Agência Pantheon conquistou o prêmio de Vídeo; e a Volpe ganhou o prêmio de Apresentação.

Já a premiação principal contou com quatro ganhadores, agências que conseguiram a nota máxima nos trabalhos finais. As Agências New Update e TBS compartilharam o terceiro lugar, ganhando o Flamingo de Bronze e também um óculos da patrocinadora Chilli Beans. O Flamingo de Prata foi entregue à Agência Heavycom, e ainda foi agraciada com um relógio ofertado pela patrocinadora. O grande prêmio da noite, o Flamingo de Ouro, foi entregue à Agência Waves, que recebeu um relógio e um óculos da Chilli Beans! Todos os integrantes de cada agência receberam certificados digitais de reconhecimento.

A Profa. Tereza Imperiale, idealizadora do Flamingo de Ouro, explica que premiações já são uma tradição da área de Publicidade e Propaganda: “Eu quis trazer um pouquinho dessa experiência e dessa visibilidade, que esses eventos têm, para dentro da instituição. Quem sabe, no futuro, se transforme em algo para se competir com estudantes de outras universidades também. [O evento] É fundamental. É valorizar os projetos dos alunos.”.

O Prof. Fábio Pelicer reforça essa visão sobre o evento: “É dar notoriedade e reconhecimento aos nossos alunos. É fundamental, porque fazem tantos trabalhos, se dedicam, perdem horas de sono, perdem final de semana, perdem momentos com a família para fazer, principalmente, o TCC, que é o principal projeto do curso. Então, por isso, é muito relevante ter esse reconhecimento!”.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário da AICOM.

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[4] Professora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisora de estágios AICOM.