Altas horas

Altas horas: Os bastidores do programa de Serginho Groisman

Texto: Giovanna Gonçalves [1] e Larissa Goes [2]

Supervisão: Prof. William Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

No último dia 23 de novembro, alunos do FMU FIAM-FAAM Centro Universitário participaram do programa Altas Horas, da TV Globo, apresentado por Serginho Groisman, todos os sábados a partir das 22h40, o qual conta com temas relevantes e atuais e a participação de famosos, da plateia e de figuras públicas de diferentes áreas.

Os convidados da noite foram as atrizes Carolina Dieckmann e Luiza Arraes, o humorista Gigante Léo e os cantores Felipe Araújo, Jão e Di Ferrero.

O humorista Gigante Léo contou sua história desde o início de sua carreira e os preconceitos enfrentados por ele, por ser portador do nanismo: “eu sou um ser humano e mereço respeito, quero ser conhecido pelo meu trabalho e minha profissão, não apenas por ser anão”.

Em uma das conversas, a atriz Carolina Dieckmann contou sobre a sua personagem Camila, da novela Laços de Família, a qual sofre de leucemia e acaba protagonizando uma das cenas mais emocionantes da novela e que até hoje o público lembra.

“A cena da Camila, raspando a cabeça, foi improvisada, eu não sabia até o dia que teria que raspar meu cabelo. Quando soube improvisei porque só podia gravar uma única vez e por um tempo percebi como as mulheres se sentem quando isso acontece”, a atriz completou dizendo que foi uma personagem bem marcante em sua carreira.

A atriz Luiza Arraes contou que já vem de uma família de artistas, “o que eu mais gosto de atuar é no teatro, que é algo sem improviso e feito na hora e você sente a emoção do público e se eles gostaram’’.

Já a animação ficou por conta dos cantores, com destaque para Di Ferrero, que fez uma homenagem à cantora Glória Groove.

O apresentador Serginho Groisman lembrou que estava fazendo 10 anos da lei Carolina Dieckmann, 12.737 do ano de 2012, e pediu para atriz explicar um pouco sobre alei: “Hackearam meu e-mail e acharam fotos minhas sensuais que eu mandava para o meu marido, nisso começaram a me chantagear pedindo dinheiro e eu fui atrás da polícia e nisso eles divulgaram as fotos”. A atriz ainda disse que na época sofreu bastante e teve muito preconceito, ouviu muitas coisas e que hoje o preconceito diminuiu e está sendo quebrado um tabu.

Entrevistamos duas alunas que comentaram como foi a experiência de participar da plateia do programa. Giulia Chiara, estudante do terceiro semestre de jornalismo disse: “Eu sempre quis muito ir ao Altas Horas, sempre foi meu sonho desde criança. Conhecer como funcionava o programa, assistir da plateia e quem sabe um dia como uma convidada, isso aí continua sendo um sonho. Mas no geral, eu esperava o que ele realmente foi. Supriu minhas expectativas. Mas eu fiquei bem impressionada com relação à gravação, que é bem dinâmica mesmo. Tudo é feito naquele take único, e já era, e eu achei isso bem legal porque é assistir o programa na plateia basicamente. O que você vê na televisão, as coisas acontecem de forma muito direta, dinâmica e tem bastante interação com a plateia, os convidados com a plateia, o Serginho com a plateia, eu achei isso bem legal também”.

Já a aluna Paloma Santos, do segundo semestre, também de jornalismo, contou que essa é a segunda vez que ela participa. “Para começar, eu acredito que toda experiência seja única e na primeira vez que fui ao Altas Horas foi essa sensação, além de nostálgica, o programa era um especial de cantores que tinha feito sucesso na década de 80, 90 e por influência do gosto musical da família eu conhecia a maioria das músicas, diferentemente dos meus colegas. Confesso que adorei a gravação e me diverti bastante. Por sorte, tive o prazer de ser sorteada novamente e fui à gravação do primeiro programa de 2023, bem futurista. E diferentemente da última participação, nessa tinham convidados e músicos mais atuais, como Di Ferreiro, que esteve muito presente na minha adolescência, e claro que a aproximação com os colegas fez com que os bastidores fossem muito mais divertidos do que da primeira vez que não conhecia ninguém”.

O programa irá ao ar no primeiro sábado de 2023 no dia 7 de janeiro.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FIAM-FAAM.

[2] Aluna do curso de Jornalismo FIAM-FAAM.

[3] Professor do curso de Jornalismo FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[4] Coordenadora do curso de Jornalismo FIAM-FAAM.