Cidade Alerta

Visita técnica à Record TV

Grupo de alunos esteve presente e conheceu os bastidores da programação da emissora

Alunos do curso de Jornalismo do FIAM FAAM Centro Universitário participaram da atividade externa e viram como funciona a RecordTV por trás das câmeras. O grupo de estudantes foi recebido com uma palestra do diretor do programa Domingo Espetacular, Celso Teixeira.Com mais de 30 anos de carreira, Teixeira deu dicas sobre a importância e certeza da escolha pela profissão. Ele destacou que é preciso ter paixão pelo jornalismo. “Um dos primeiros passos para o estudante e todos os profissionais se darem bem na profissão”, aconselhou.

O diretor do dominical da RecordTV observou que há uma competição acirrada entre emissoras abertas e as mídias sociais no campo do jornalismo. Isso ocorre com aquelas que possuem streaming de vídeo, como o YouTube, o Instagram e o Tik Tok. Celso Teixeira destacou que o estudante de jornalismo deve ter conhecimento geral sobre todos os assuntos. Segundo ele, para não perder “as janelas de oportunidades que as novas mídias e tecnologias oferecem a quem tem coragem de usar bem a criatividade”, ressaltou.

Opinião dos estudantes

Os estudantes tiraram dúvidas e puderam estar perto de apresentadores dos noticiosos. Esse contato proporciona conhecer os processos internos e a produção da notícia, como descreve o aluno Vitor Henrique Alves Pereira. “Gostei da explicação sobre cada espaço. Me fez entender melhor como funciona um telejornal de uma grande emissora. A palestra me fez pensar em como o jornalismo não precisa seguir um molde.Ele pode e deve se adaptar as novas mídias. E nós jornalistas temos que estar em constante adaptação ao contar histórias”, disse.

O aluno do 7º semestre, Giulio Guglielmi Zoiro, afirmou que o ponto alto da visita foi a conversa com o diretor do Domingo Espetacular. “Animava os alunos sobre a vivência do jornalismo e foi capaz de dar conselhos importantíssimos sobre os desafios da profissão. A FIAM tem se destacado com as cosntantes visitas técnicas. Penso que contribuem muito!”, arrematou.

Estudante do 2º semestre, Guilherme Bitencourt Sarlo, disse que a infraestrutura da Record é maravilhosa e a palestra o fez refletir bastante sobre as novas mídias .Já o contato com os profissionais foi o que mais atraiu as alunas Thais Lima da Silva e Larissa Goes Barreto. “Foi incrível. Vou pegar cada conselho do começo da visita para pensar em sempre nos reiventarmos e procurar o nosso espaço na profissão”, afirmou Larissa.

Raquel Pereira Portela dos Santos considera que a visita a emissora é uma grande oportunidade para conhecer como funciona a parte interna, os desafios diários. “A experiência faz valer a pena!”, disse ela. É o que pensa também o aluno do 6º semestre Thomaz Henrique Dionizio Mendes que gostou da atividade: ”Foi bem legal e interessante, porém, acho que poderia ser um pouco mais interativa”, questionou.

Mais visitas

A interatividade depende da disponibilidade dos profissionais, quase sempre correndo com fechamento de textos, programas, edição de matérias, o que nem sempre lhes dá tempo para atender os alunos que passam pelas visitas. As visitas externas dos cursos de Comunicação são oferecidas para os interessados em conhecer o funcionamento das redações.

Elas ocorrem nos veículos de comunicação que poderão ser a porta de entrada dos alunos no mercado de trabalho. “Conhecer o campo, os profissionais e a produção de notícias ajudam a compreender a área escolhida”, reforçou Benedito Moraes, professor que acompanhou o grupo. Além das visitas em TV outras devem ocorrer, como as emissoras de rádio, jornais e portais de notícias. Elas vão ocorrer no próximo semestre letivo.

Legendas – Fotos

1) Estudantes conheceram o estúdio do Cidade Alerta e Balanço Geral

2) Thais Lima da Silva e o apresentador Sérgio Aguiar