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A IMPORTÂNCIA DA ASSESSORIA DE IMPRENSA E SUA RELAÇÃO COM AS MÍDIAS SOCIAIS

Por: Júlia Maria Toledo [1] e Thomaz Henrique Dionizio [2]

Revisor: Rafael Alves [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Durante o curso de jornalismo do FIAMFAAM, nossos alunos têm contato com o universo da assessoria de imprensa, e muitos, que às vezes não conheciam muito sobre essa área de atuação, acabam por se interessar em seguir carreira nesse meio. E você sabe o que faz um assessor de imprensa? Iremos compartilhar com mais sobre essa possibilidade de atuação para um jornalista e trazer dicas para quem já conhece e sonha em trabalhar nesse ramo da comunicação social.

A assessoria de imprensa mistura tanto relações públicas como jornalismo. Isso porque a principal função do assessor de imprensa é ser um intermediador entre empresa e imprensa. Claro que no mundo em que vivemos hoje, não somente empresas precisam de um assessor, mas também figuras públicas como influenciadores, atletas, políticos, artistas etc.

Mas o papel de uma assessoria de imprensa vai muito além de apenas fornecer informações. Dentre as funções estão: sugerir pautas que sejam do interesse dos veículos jornalísticos, realizar levantamentos de informações, atividades e projetos para que seja possível torná-los notícia, marcar entrevistas individuais ou coletivas, entre muitas outras funções.

De acordo com Jorge Duarte, “A migração de jornalistas para áreas diversificadas, fora do mercado tradicional das redações, foi impulsionada pela ação competente em assessorias de imprensa iniciada na década de 1980. Em 1993 o Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal calculava que metade dos 25 mil jornalistas brasileiros atuava na comunicação institucional (ver Sant’Anna, 1993, p. 2), índice que deve ter aumentado significativamente, embora continuem não existindo dados confiáveis. Durante o processo de redemocratização nos anos 80, o uso da informação e o estabelecimento de relacionamentos adequados com diferentes públicos passou a ser fundamental para as organizações brasileiras”.

Conversamos com o professor Benedito Rodrigues, que leciona a disciplina de assessoria de comunicação, ele nos contou um pouco do que é preciso para se tornar um profissional dessa área.

Em um mundo com informações tão rápidas e fluídas, qual a importância da assessoria de imprensa?

Definir o foco e objetivo da empresa, marca ou pessoa com a qual esse profissional trabalha.  A intenção é que esse cliente tenha visibilidade no mercado e que seus serviços não sejam efêmeros ao público. Nesse sentido, efêmero significa ser esquecido ou passar por uma ascensão rápida. Da mesma forma, como as informações são propagadas de forma instantânea, se esse cliente não está presente constantemente nas mídias digitais, acaba sendo esquecido, estando aí a importância da assessoria.

Qual a principal característica que um assessor de imprensa precisa ter para se destacar nesse mercado?

Proatividade. É importantíssimo que esse profissional seja proativo, além de possuir um bom repertório em conhecimentos gerais. É preciso entender que as pautas relacionadas aos clientes de um assessor devem ser sempre inovadoras, e devem conter informação. Assim, deve-se estudar e analisar sobre os espaços em que as informações circulam e em que estágio elas estão circulando. Assim, o assessor se adequa e adequa seu cliente a essas informações e a essa circulação de notícias. Essa proatividade gera pautas criativas e informativas.

Qual dica você dá para aqueles alunos que desejam iniciar nesta área?

Ter um bom conteúdo, precisa ler muito e ter um texto muito bom. Ter uma formação de qualidade seja como relações públicas ou jornalismo. Mas principalmente dominar o texto jornalístico. É preciso conhecer o universo interno e isso só vem a partir de pesquisa e estudo, para que dessa forma seja possível transformar o universo do cliente em informação. Saber o que os veículos esperam receber de informação desse cliente.

No momento atual em que vivemos, que estabelece uma relação cada vez mais intrínseca entre o físico e o online, e que inicia discussões e experimentos acerca do desenvolvimento do metaverso, a função de um assessor de imprensa é mais importante do que muitos imaginam. Esse profissional terá a agilidade e desenvoltura necessários para intervir em situações que envolvam a reputação e os interesses comerciais relacionados à renda e imagem de seus clientes.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, Supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e Coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM