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MOVIMENTOS E HABITAÇÃO NA CIDADE DE SÃO PAULO

Reportagem: Lala Evan [1]

Supervisão: Prof Wiliam Pianco [2] e Profa. Nicole Morihama [3]

O Professor Guy Pinto de Almeida Júnior, mais conhecido pela comunidade acadêmica como Professor Guy, compartilhou em entrevista sua trajetória acadêmica, tanto de seu mestrado quanto do seu doutorado.

Em seu mestrado, o docente dissertou sobre o  tema: “Pelas ruas e nas páginas das revistas: estratégias de construção da representação do morador de rua no discurso jornalístico de Ocas e VEJA  São Paulo”.

A dissertação contemplou os seguintes objetivos: o primeiro foi analisar as estratégias do discurso jornalístico no que se refere à representação social do sem-teto nas referidas publicações; os objetivos secundários estiveram focados em trazer  conceitos e identificações entre as duas revistas.

Para elaborar a dissertação, Guy selecionou várias edições tanto da revista VEJA quanto da revista Ocas, chamada também de “street paper”, por se apresentar com características onde  tanto publicação como distribuição pareciam ser  elaboradas  por pessoas em situação de vulnerabilidade social.  Mas, na verdade, não necessariamente isso acontecia, pois havia muitos jornalistas voluntários. Já a revista Veja pôde ser identificada como preconceituosa, mas o docente comenta que a mistura desses grupos com certeza faz com que exista uma relação de proximidade entre as duas revistas através de um discurso elitista, o que significa que ambas abrigam estereótipos e reproduz desqualificações sociais do morador de rua. 

O professor Guy, em seu doutorado, passa a trabalhar com o tema: “Consumo habitacional: interações discursivas na mídia sobre o ato de morar na cidade de São Paulo”.

Essa tese debate o ato de morar no centro urbano ou cidade de São Paulo, atribuída ao conjunto de pessoas que habitam uma área delimitada, com casas e atividades financeiras, comerciais, culturais, administrativas, entre outras, abordado  a partir de três instâncias: Comunicação, Consumo e Biopolítica (que é o conjunto de estratégias de gestão dos viventes, mecanismos biológicos que passam a fazer parte das estratégias políticas: higiene, alimentação, sexualidade, natalidade, longevidade).

O objetivo principal do trabalho foi problematizar as interações discursivas e a produção de sentidos em discursos jornalísticos, publicitários e institucionais, considerando as inter e intra-relações entre essas instâncias.

Em âmbitos discursivos, no aspecto jornalístico, concebido para informar, o publicitário utilizado para  persuadir e o  institucional com a construção de boa imagem, apresentaram produções distintas acerca do consumo habitacional.

A tese chega à conclusão de que, embora a cidade seja uma só, os discursos midiáticos coexistem no mesmo espaço, refletindo disputas ideológicas e políticas em torno de dinâmicas de produção e reprodução de espaços, sendo a biopolítica o único elemento norteador dos discursos, os quais tocam, em maior ou menor intensidade, em argumentos normatizadores e reguladores para abarcar o Consumo Habitacional.

[1] Estagiária de Jornalismo AICom

[2] Supervisor de estágio de Jornalismo AICom

[3] Coordenadora do curso de Jornalismo FIAMFAAM