Novos centros de design da Globo 1

Novos centros de design da Globo

Texto por Gabriela da Silva Conceição [1]

Revisão e edição por Felipe da Costa Rico [2]

Supervisão por Prof. William Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

Na manhã do dia 4/11/2022, ocorreu a palestra ministrada pelo designer da TV Globo, Djalma Macedo de Albuquerque, com o tema “Novo centro de design Globo”, que está nesse meio há 40 anos, para contar um pouco de sua história profissional e os desafios que aconteceram na sua caminhada. Ele mostrou também alguns de seus trabalhos nos comerciais, jornais locais e jornais de redes, entre outros. A palestra fez parte da Semana de Artes e Humanidades 2022 da FMU/FIAMFAAM.

Na pandemia, ele conta que a organização começou a discutir sobre como poderiam fazer algo interessante para colocar nos jornais quando a vacina chegasse, ou seja, oferecer um conteúdo para o cliente, tendo uma sensibilidade para estar atento em algo que ainda está para acontecer.

Ele também cita algo muito importante, que foi a relação das redes sociais com a televisão. “Uma coisa que mudou a história da televisão, uma coisa que vou carregar com muito orgulho mesmo, foi a interação da rede social com a televisão, foi uma batalha que durou cinco anos, até com jurídico, para encontrar meios legais que pudessem colocar uma publicação numa rede social que conseguisse ser exibida na televisão”, diz ele.

Djalma mostra alguns de seus designs e conta que, hoje em dia, ele participa de um grupo com mais de 30 designers, que se ajudam e conversam sobre como conseguir uma maior interação entre os telespectadores e suas elaborações.

“A gente está sempre na nossa área, é um constante aprendizado, é essencial para quem mexe com arte na parte criativa, você está em constante aprendizado, é o melhor lugar que a gente possa estar”, conta ele.

Albuquerque conclui dando um conselho para quem quer seguir nessa área: “Posso dar de conselho que vocês nunca se coloquem num lugar que sabem tudo, sempre se coloquem num lugar que vocês querem aprender, porque a gente nunca sabe tudo.=”.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário da AICOM.

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[4] Professora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisora de estágios AICOM.