Texto: Joyce Tavares [1]
Edição: Igor Uliana [2]
Supervisão: Prof. Wiliam Pianco e Profa Nicole Morihama [3]
Na manhã de sábado (29/10), aconteceu o 4° encontro do NERD (Núcleo de Estudos das Redes Sociais) com o tema “Redes Sociais e Negócios: dados direcionando sua estratégia de comunicação”. A palestrante, Caroline Betella, é gerente de planejamento estratégico e tem mais de 10 anos de experiência em estratégia de conteúdo, performance e branding, atendendo multinacionais como IBM, Unilever e Coca-Cola.
Caroline introduz a palestra, citando alguns pontos de expectativa x realidade sobre as redes sociais, que podem auxiliar no fluxo de vendas ou gestão de imagem de uma empresa.
A gerente articulou sobre o tempo que se precisa para gerar um conteúdo, que de certa forma é um processo extenso, o qual exige diversos fatores:
– Oportunidade – que se resume em se apropriar de um conteúdo que não há possuinte, onde será uma pauta quente tendo a possibilidade de um assunto;
– Relevância – é de suma importância escolher o assunto mais relevante do momento antes de criar um conteúdo, pois a escolha de um assunto qualquer pode levar ao famoso “flop” ou seja fracasso;
– Consistência – para que seu conteúdo tenha engajamento, fazer manutenção ativa e reativa;
– O que leva a ouvir – ser transparente com o público e ouvir o que sua audiência fala sobre sua marca, mas sempre entendendo a linguagem da plataforma em que você gera o conteúdo.
Esses são os principais pilares para uma estratégia de conteúdo, argumenta Betella, sobre o tempo de vida do conteúdo que pode durar dias ou minutos, tudo irá depender da relevância do assunto.
Dando sequência, a profissional versou sobre engajamento, retenção e aderência explicando detalhadamente cada item. O Engajamento é a interação do público com o criador de conteúdo. Caroline deu o exemplo: “é como se fosse a brincadeira quente ou frio”. E continuou: “se sua estratégia de conteúdo estiver dando certo (quente) caso não esteja (frio)”. A Retenção é o tempo que você consegue manter a atenção dos seguidores no seu conteúdo e Aderência é importante para saber qual tipo de conteúdo está gerando entretenimento e conexão de forma consistente com a audiência.
A gestora de planejamento estratégico dissertou sobre algoritmos das plataformas. Os algoritmos são um conjunto de dados e regras estabelecidas por cada rede social, sendo responsáveis por determinar quais conteúdos aparecem primeiro para o usuário na linha do tempo de suas contas. Semelhante ao tempo de vida de postagens, o mesmo acontece com o algoritmo das redes sociais e o comportamento dos usuários, que mudam cada vez mais rápido.
Para encerrar, Caroline disserta sobre o ciclo da produção de conteúdo, que são planejar, criar, publicar, medir e analisar os resultados das suas táticas. É uma fase essencial do ciclo de produção de conteúdo para direcionar sua estratégia digital. A profissional explicou sobre métricas x KPIs. Métricas são medidas usadas para analisar o resultado de um processo, ação ou estratégia específica, medidas perfeitas para quem tem um marketing data-driven; já os KPIs é o resumo da sigla em inglês Key Performance Indicator, ou seja, indicador-chave de performance. É uma forma de medir se uma ação ou um conjunto de iniciativas está efetivamente atendendo os objetivos.
[1] Estagiária de Jornalismo AICom
[2] Estagiário de Jornalismo AICom
[3] Supervisor de estágio Jornalismo AICom
[4] Coordenadora do curso de Jornalismo FIAMFAAM