XX Acao Saude I

Quais as vacinas e os cuidados que o cão deve receber – como explicar de forma clara aos tutores

Palestra com Amanda Arsoli e Claudia Balda

Texto: Luana Durães Oliver [1]

Revisão e edição: Felipe da Costa Rico [2]

Supervisão: Prof. William Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 46,1% dos domicílios possuem pelo menos um cachorro. Por isso, sexta-feira, 21/10/2022, a professora Ana Claudia Balda, coordenadora e diretora da escola de veterinária da instituição recebeu a egressa Amanda Arsoli, médica veterinária. O evento fez parte da XXI Ação Saúde da FMU/FIAMFAAM.

Hoje fazendo parte do departamento de treinamento e capacitação técnica comercial da PremieRpet, que tem como foco a capacitação, treinamentos das equipes, bem como foco nas universidades onde, por exemplo, fazem algumas ações em parcerias, bem como a FMU, Amanda diz que se encontrou na área da Nutrição do animal.

Abrindo a palestra falando da importância de vacinar o seu cão com vacinas obrigatórias e até as que não são, a docente comentou que a vacinação de raiva é o que eles mais fazem, mas não descartou a importância de vacinas contra leucemia felina, por exemplo.

A docente e a veterinária abordaram a importância da avaliação nutricional, que se tornou um quinto parâmetro vital, sendo assim, todos os animais devem realizar o atendimento. Isto é, entender a rotina do cão, fazer a pesagem, avaliando a condição corporal e etc. Amanda nos alerta da importância desse exame para o melhor cuidado do pet.

Trabalhando na PrimieRpet, onde produzem rações para cães, Amanda destacou sobre a importância desde o primeiro atendimento na clínica com o médico, fazendo a análise detalhada do animal, eles conseguem definir um perfil de qual seria o melhor alimento para cada cão, assim podendo fazer a melhor indicação, visando a longevidade do animal.

Ao fim da palestra, a profissional abriu um espaço para que aqueles que estivessem presentes conseguissem tirar dúvidas técnicas e até pessoais para tratar o seu pet da melhor maneira. Havendo criado um espaço confortável com o público presente na palestra, muitos acabaram dividindo dificuldades pessoais, desde problemas que já enfrentaram com a alimentação do pet, por ele rejeitar, por exemplo, até escolherem o melhor alimento, que cumpra a melhor função nutricional.

Ter um animal em sua vida não faz de você uma pessoa melhor, mas sim cuidar dele e respeitá-lo como merece.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário da AICOM.

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[4] Professora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisora de estágios AICOM.