Palestra com Vera Lucia e Michele Sobrinho
Texto: Luana Durães Oliver [1]
Revisão e edição: Felipe da Costa Rico [2]
Supervisão: Prof. William Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]
No dia 21/10/22 a área da saúde da FMU recebeu Vera Lucia, tecnóloga, docente e radiologista para ministrar uma palestra sobre empatia no atendimento clínico. Trabalhando há mais de 30 anos na profissão de radiologia, a profissional disse que se apaixonou pela área, mesmo já tendo trabalhado em outras especialidades. O evento faz parte da XXI Ação Saúde da FMU/FIAMFAAM.
Atualmente, trabalhando no atendimento de mamografia, a docente discursou sobre a importância em ter empatia com os pacientes: “o importante é ter empatia com o paciente, pensar em tratá-lo como eu gostaria de ser tratada”. Trabalhando e realizando um exame de tamanha importância em que é responsável por receber diariamente pacientes com emocional abalado, ela é elogiada diariamente por sempre atender com um sorriso no rosto e tratar todo mundo com carinho. “Às vezes o paciente já chega apreensivo, com medo do exame e do resultado, é importante a forma que você age após a realização da análise, para que o paciente não tire conclusões precipitadas pelas suas atitudes”.
Até o começo desse mês, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA). A docente aponta que seu local precisa de atenção redobrada. Ela citou que algumas pacientes chegam com medo de sentir dor ao realizar a mamografia e, para deixá-las tranquilas, Vera decidiu que não haveria problema em gastar dois minutos para retirar esse medo. “Quando a paciente já chega apreensiva e eu descubro que é por conta do medo de o exame doer, eu peço para que ela coloque a mão no lugar que vão os seios e ela mesma controla a máquina para ver que é bem tranquilo. Assim, ela faze o exame mais calma”. A mediadora Michele Sobrinho apontou que essa atitude faz com que a pessoa saia da sala bem e, com isso, acabe passando tranquilidade aqueles que estão esperando no local.
Afinal, a empatia apresenta inúmeras vantagens para a nossa vida pessoal e profissional. Por meio dela, melhoramos nossa comunicação e aprendemos a enfrentar desafios. Segundo o filósofo australiano Roman Krznaric, a empatia é sobre “Achar a humanidade compartilhada” e que “O poder da empatia é a arte de se colocar no lugar do outro para transformar o mundo”.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.
[2] Aluno do curso de Jornalismo FIAM-FAAM, estagiário da AICOM.
[3] Professor do curso de Jornalismo FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.
[4] Coordenador do curso de Jornalismo FIAM-FAAM.