riscos e oportunidades

Riscos e oportunidades para marcas e usuários nas plataformas digitais: Palestra por Adalberto Silvestre

Reportagem: Gabriela da Silva Conceição [1]

Edição: Felipe da Costa Rico [2]

Supervisão: Prof. William Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

No dia 25 de outubro de 2022 foi realizada a palestra “Riscos e oportunidades para marcas e usuários nas plataformas digitais”, ministrada pelo professor Adalberto Silvestre. O evento faz parte da 12ª Semana de Comunicação da FMU/FIAMFAAM. Ele compartilhou com os alunos e os professores, presentes no local, o quanto as marcas estão evoluindo e mudando cada vez mais rápido o seu processo de comunicação nas plataformas digitais.

Adalberto contou um pouco da sua jornada e como, antigamente, os canais se comunicavam com seus telespectadores, mostrando que hoje a comunicação é descentralizada, sendo que as marcas preferem influencers e quem está em alta nas redes sociais, ou seja, os clientes estão optando por opiniões de quem eles estão acompanhando no momento.

“Como no Tiktok, é diferente, as pessoas emprestam essa autoridade, essa comunicação, essa identificação que elas têm com determinados públicos que as marcas por si só não conseguem criar”, disse o professor.

No entanto, mesmo com essas novas tecnologias, ele afirma que ainda há muitas pessoas que preferem o “webmornings”, que é a compra na loja, ao invés da online, mostrando que o mundo ainda está diverso.

Ainda segundo ele, as empresas estão mudando porque o mundo está. Por isso, deve-se sempre ficar atento às novas transformações, como vídeos de unboxing e avaliações do produto. Muitos dos clientes escolhem marcas

que possam representá-las, marcas que mostram a verdade.

Ele também aconselha as marcas fazerem uma seleção dos influencers e dar uma olhada em seu histórico antes de fazer alguma divulgação. Exemplificando, como no movimento “Black Lives Matter, quando algumas marcas se pronunciaram, porém, sem terem nenhum negro no seu quadro de funcionários. Ter mais autoridade como comunicador é importante para sua marca ter credibilidade. “Pensar num todo e não apenas nas vitrines”, ele cita, reforçando a importância de trazer pessoas de diferentes estilos.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária da AICOM.

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[4] Professora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisora de estágios AICOM.