Nerd 1

Social TV

Texto: Emilly Domingues [1]

Edição: Igor Uliana [2]

Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

No sábado, 17 de setembro, aconteceu o 1° encontro do Ciclo de Palestras do Núcleo de Estudos das Redes Digitais (NERD) de 2022.2, onde a doutoranda pela UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, Daiana Sigiliano, apresentou o foco da construção de sua pesquisa acadêmica, com o tema: “Social TV: Construção e a ampliação de universos ficcionais na segunda tela”. A palestra foi ministrada pelo professor e supervisor do NERD, Wiliam Pianco, e contou com a presença de estudantes de outros cursos.

Sigiliano conta que sua pesquisa vem sendo desenvolvida no Observatório da Qualidade no Audiovisual desde 2014, e tem como objetivo analisar universos ficcionais e narrativos tanto da análise audiovisual quanto na forma de transmissão e no diálogo da extração e monitoramento de dados.

Sua pesquisa tem como base a interação paralela e sincronizada sobre como a experiência televisiva é feita através de dispositivos móveis e a maneira como esse fenômeno se popularizou nos Estados Unidos e gerou uma corrida no mercado para sua capitalização. A palestrante debateu exemplos de Social TV, como Check-In televisivos, e a maneira que empresas privadas usam essa prática com gamificação em troca da fidelidade do consumidor, e como esse meio viu seu fim ao não ter uma forma que prendesse o usuário ao impossibilitar que ocorra um modo de interação entre os públicos. Sigiliano falou ainda sobre como ocorreu a diminuição de Second screen co-viewing, criado por emissoras para ter uma ligação com séries mais complexas e expandir seu universo.

Atualmente a Social TV tem como seu principal artifício redes sociais, em destaque o Twitter, ao tornar textos recursos multimodais e hashtags para facilitar engajamento e maneiras diversas de engajamento e arte narrativa (diretamente ligadas à mídia em questão e a forma que é divulgada), assim criando uma ponte de acesso entre emissoras e streamings para o público.

A pesquisa faz compreender uma nova fase na produção e interação de conteúdo televisivo ao trazer uma experiência imersiva que vai além da tela.

No website do Observatório Audiovisual você consegue encontrar informações referentes à pesquisa de Daiana Sigiliano e questões sobre Social TV.

[1] Estagiária de Jornalismo AICom

[2] Estagiário de Jornalismo AICom

[3] Supervisor de estágios de Jornalismo AICom

[4] Coordenadora do curso de Jornalismo FIAMFAAM