“É preciso usar a verdade para ganhar as eleições, porque após a eleição ainda existe o mandato”, afirma ex-prefeito.
Por Anny Caroline e Beatriz Macedo [1]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [2] e Profa. Nicole Morihama [3]
Na última terça-feira (21/06), o FMU FIAM-FAAM Centro Universitário recebeu mais um convidado para o ciclo de palestras sobre Política na sociedade da informação. A palestra foi ministrada pelo ex-ministro da Educação e atual pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), e o evento também contou com a presença do professor e escritor de best sellers, Gabriel Chalita, sendo transmitido ao vivo simultaneamente no YouTube da instituição.
Durante sua fala inicial, o também professor de ciência política, Haddad falou sobre os caminhos percorridos até a busca por uma sociedade democrática e inclusiva, reforçando o direito à liberdade de expressão e o dever social presente em capacitar a interpretação de informações da população através do estudo: “Cada ser humano livre é uma inspiração, não há liberdade com a desinformação”.
Assumindo a vulnerabilidade trazida pelos meios de comunicação em massa – dentro e fora do período de arrecadação de votos – as medidas tomadas pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) durante os preparativos para as eleições de 2018 também fizeram parte do discurso. Em uma questão sobre a capacidade de combate às fake news, trazida pelos estudantes presentes, o pré-candidato alertou: “O que aprendemos a combater desde 2018 pode não ser mais o que enfrentaremos este ano. Precisamos reaprender a combater e superar as inovações nos ataques à democracia”.
Após a finalização de sua palestra – focada nos enfrentamentos do ano eleitoral e da democracia – o ex-ministro, conhecido pelos projetos elaborados em prol da Educação em sua carreira, falou sobre as propostas de seu plano de governo ligadas ao ensino. Quando questionado pela Agência Integrada de Comunicação (AICOM) sobre os projetos focados na defasagem do ensino fundamental – vista como decorrência do ensino remoto durante a pandemia do COVID-19 -, Haddad disse: “Nós vamos lançar um programa estadual de alfabetização para apoiar os prefeitos, o 1°fundamental está municipalizado em quase todo o estado de São Paulo, e nós vamos lançar este programa para apoiar as prefeituras. A defasagem está muito grande”.
[1] Alunos do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[3] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM