Haddad 3

Palestra com Fernando Haddad evoca a importância do debate democrático para o desenvolvimento da consciência política

Por: Cláudia Lima de Oliveira [1]

 Giullia Hartvite [2]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]

Dando continuidade ao ciclo de palestras com a temática “Política na sociedade da informação”, previsto para ocorrer durante o mês de junho, o Centro Universitário FMU | FIAM FAAM contou nesta terça-feira (21/06) com a ilustre presença do ex-ministro da Educação do Brasil, ex-prefeito de São Paulo e atual pré-candidato do PT ao governo do Estado, Fernando Haddad. O político teve a oportunidade de expor algumas de suas propostas e abordou temas importantes como a inclusão e garantia dos direitos das minorias, com um discurso voltado à tolerância, informação e a importância da educação.

O evento ocorreu de forma presencial, porém visando ampliar o acesso, houve transmissão simultânea, disponível no canal da FMU no Youtube. A moderação ficou por conta do professor Caio Sperandeo de Macedo. A mesa foi composta pelo Vice-Presidente Acadêmico, professor Manuel Nabais da Furriela; a Vice-Presidente Executiva de Estratégia e Transformação, professora Aline Alves de Andrade; o Diretor da Escola de Direito, professor Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; a Diretora da Escola de Medicina Veterinária, professora Ana Claudia Balda; o Diretor da Escola HECSA, professor Fernando Albino Leme; o Diretor da Escola CISBEM, professor Antonio de Olival Fernandes; o Coordenador do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação, professor Ricardo Libel Waldman; e o ex-prefeito de Osasco, Emílio de Souza. Também estavam presentes os docentes, professor Gabriel Chalita e as professoras do Greice Patrícia Fuller, Ana Elizabet Cavalcanti e Samyra Haydee.

O Vice-Presidente Acadêmico do Centro Universitário FMU FIAM FAAM, professor Manuel Nabais da Furriela, destacou a importância e o crescimento da Instituição em relação ao evento. “Durante essa trajetória, a FMU e a FIAM FAAM se notabilizaram pelo seu caráter democrático, e principalmente por trazer aos seus estudantes e professores a oportunidade de contato com personalidades de relevo em toda a comunidade brasileira”.

Quando questionado sobre como os eventos podem ajudar os docentes e discentes a terem todas as informações necessárias para a realização do voto no próximo período eleitoral, o Vice-Presidente Acadêmico afirmou que: “A reflexão que ele [Fernando Haddad] trouxe na aula dele serve para que todos reflitam não somente em relação a ele [Fernando Haddad] como opção, mas aos outros candidatos também”. No que diz respeito ao recebimento de um ex-candidato à presidência no Centro Universitário FMU FIAM FAAM, o Sr. Furriela disse: “Este é o poder da Instituição”. E seguiu: “Realmente foi bom, porque foi na verdade uma Aula Magna com bastante conteúdo para os estudantes, professores e todos que acompanharam”.  

A Vice-Presidente Executiva de Estratégia e Transformação, Aline Alves de Andrade, frisou a importância de trazer essa discussão política e democrática para dentro da Instituição, visando não somente alcançar os alunos, mas a comunidade como um todo. Em relação ao desenvolvimento da consciência política e social a mesma afirma: “É muito importante que nossos alunos tenham o discernimento de que política não significa ser partidário, e que nós fazemos política o tempo todo na nossa vida. A política está refletida em nosso cotidiano, e essa consciência permite que cada um decida em relação ao voto dentro do seu contexto, realidade e perspectiva para o futuro do país”.

Quando questionada referente à imparcialidade e ação da Universidade ao proporcionar esse debate democrático, através da presença dos pré-candidatos, a vice-presidente afirma: “A FMU está sendo pioneira neste formato de ouvir todos os pré-candidatos. É necessário manter o respeito ante a exposição e troca de ideias. Como instituição de ensino, nós estamos cumprindo nosso papel de abrir essa oportunidade para ampliação do diálogo político.” Aline também destaca a importância da inclusão digital, visto que o ciclo de palestras possui a temática do contexto político na sociedade da informação, e ressalta que através das palestras é possível conscientizar as pessoas quanto à busca pela informação, onde é necessário filtrar e não se limitar a informações inverídicas.

Em relação à recepção de diferentes pensamentos políticos na instituição, através dos pré-candidatos, o Diretor da Escola de Direito, professor Paulo Dimas de Bellis Mascaretti estabelece: “Receber pessoas com várias ideologias, com vários pensamentos, isso agrega muito para cada um de nós. A gente poder ter a oportunidade de ouvir pessoas que vão disputar um cargo público relevante, e ter depois condições de escolher a partir desse contato, desse conteúdo”. Sobre a situação atual da educação e a relação positiva que o Centro Universitário FMU FIAM-FAAM tem com os jovens, o Sr. Mascaretti assenta: “Temos muitas pautas que são desenvolvidas nas diversas escolas, até porque a nossa FMU tem mais de 80 cursos, e nos diversos cursos nós temos os estudantes trabalhando em pautas sociais e em políticas públicas também”. 

A Diretora da Escola de Medicina Veterinária, professora Ana Claudia Balda, salientou o papel diferencial que o Centro Universitário tem exercido em São Paulo e afirmou que o mesmo segue ampliando esta atuação, pois o acesso à Educação tem crescido, sendo esta uma das pautas debatidas durante o ciclo de palestras. Em relação à presença dos pré-candidatos do ponto de vista institucional, a Diretora afirma: “Sem dúvida as palestras proporcionam conhecimento e auxiliam na inserção ao mundo político, principalmente porque a presença dos candidatos aproxima e eleva a ideia da política ser parte da nossa vida”.

Ana Claudia também destaca a importância da consciência de que o voto é de extrema importância, visto que as ações dos candidatos (as) implicarão e influenciarão diretamente na vida de todos e concorda com a afirmação “a política rege o mundo”.

Encerrando a noite, o Vice-Presidente Manuel Nabais da Furriela caracterizou a palestra como “uma Aula Magna”, ressaltando o “lado Haddad professor” do pré-candidato. Os agradecimentos finais ficaram por conta do professor Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, que por sua vez elogiou o evento e acrescentou algumas palavras sobre inclusão social e a “beleza da política”.

“Com cada um no seu espaço, buscar o bem comum, buscar uma contribuição social principalmente. Uma palavra que a gente não pode deixar de pronunciar sempre é a questão da inclusão das pessoas, da igualdade”.

Em seguida, o Coordenador do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação, professor Ricardo Libel Waldman, deu suas considerações finais: “Nós temos lançado cartilhas para ajudar a população a entender essa sociedade da informação”. E finalizou: “Bem importante o que divulgamos sobre cyberbullying. Tem sido uma preocupação realmente do nosso programa fazer uma junção acadêmica e colaborar por uma sociedade melhor. E a palestra do professor Fernando Haddad contribuiu demais com isso, então agradeço a todos”.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.

[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.

[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, Supervisor de estágios AICOM

[4] Professora e Coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM