Por: Cleide Silva de Carvalho [1]
Cláudia Lima de Oliveira [2]
Giulia Hartvite [3]
Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
Na noite da terça-feira (07), o Centro Universitário FMU | FIAM FAAM, recebeu no campus de Direito, o ex-governador de São Paulo e pré-candidato do PSB ao governo do estado, Márcio França, que discutiu sobre o atual cenário político e a urgência na geração de renda e emprego para a população. A participação do político deu início ao ciclo de palestras sobre a temática “Política na Sociedade da Informação”, que será conduzida pela Instituição durante o mês de junho.
O evento foi realizado de forma presencial, com transmissão simultânea pelo canal da FMU no Youtube, e contou com a organização da coordenação acadêmica de Direito. A moderação da palestra foi realizada pelo docente Caio Sperandeo de Macedo e, compondo a mesa, o Vice-Presidente Acadêmico Manuel Nanais da Furriela; o Diretor da Escola de Direito, professor Paulo Dimas de Bellis Mascaretti; o ex-Secretário de Justiça de São Paulo e egresso da Instituição, professor Anderson Pomini; os docentes Fábio Romeu Canton Filho; Irineu Francisco Barreto Junior; Emerson Penha Malheiro; e a Coordenadora do curso de Relações Internacionais das Faculdades Metropolitanas Unidas, professora da graduação e pós-graduação, Stella Christina Schrijnemaekers.
O Vice-Presidente Acadêmico da Instituição, professor Manuel Nabais da Furriela, destacou a importância dos debates políticos no espaço acadêmico, além das expectativas para os próximos meses, pensando nos resultados do próximo pleito eleitoral.
“Nós somos uma Instituição democrática aberta a todas as correntes políticas. Então nós temos certeza que esse tipo de debate, esse diálogo democrático favorece bastante a formação da sociedade e dos nossos estudantes. Nós somos uma das Instituições que mais geram empregabilidade em todo o país. Há uma série de pesquisas que coloca a FMU FIAM |FAAM na liderança. Então a formação e aquilo que agregamos aos nossos estudantes com certeza vão ajudar nesse período de recuperação econômica e de conquista de postos de trabalho”, disse Furriela
Entre os docentes, o Diretor Acadêmico da Escola de Ciências da Saúde e Bem-estar – CISBEM, Prof. Antonio de Olival Fernandes, destacou a importância do evento para a comunidade Acadêmica:
“É uma atitude louvável da Instituição porque a gente tem que ouvir todos os lados, independentemente de serem de esquerda, direita ou centro, para que a gente possa formar nossa opinião e escutar direto do candidato que acho que é o melhor [sobre percepções e planos de governo]. Acho que uma universidade tem esse papel onde todos possam ter voz”. E completa ressaltando o papel e da tradição FMU FIAM | FAAM como espaço de debates que corroboram com a democracia e proporcionam oportunidades de desenvolvimento profissional aos discentes:
“Uma Instituição que tem 50 anos tem uma expertise muito grande, tem um patrimônio intelectual muito grande, pode contribuir muito para requalificação das pessoas do [mercado de] trabalho, seja com o próprio curso de graduação, cursos tecnológicos, cursos de aperfeiçoamento, na pós-graduação, faz com que a Universidade cumpra o seu papel e que ela saia dos seus muros e vá até à população externa. Acho que isso que é função da Universidade”, destacou o professor .
Para a Diretora da Escola de Ciências Exatas e Tecnológicas, Angela Tomiko Ninomia, a acessibilidade dos cursos ofertados no Centro Universitário o tornam referência para aqueles que desejam impulsionar suas carreiras a partir de uma graduação ou especialização e, assim, buscar uma melhor requalificação no mercado de trabalho.
“A FMU tem acessibilidade, ela é uma faculdade acessível aos públicos que não tem tanta condição econômica. Sempre foi a missão [da Instituição] e continua sempre melhorar a acessibilidade e qualidade. Então vai ao encontro com que o governador falou que quer fazer na condição pública. E nós contribuímos com a sociedade de uma forma acessível dentro das privadas”, disse a Diretora.
Angela ressaltou a importância dos ciclos de debates para uma melhor escolha de propostas e representantes políticos:
“Eles [pré-candidatos] estão trazendo um pensamento que a gente não vê na mídia. Isso vai fazer com que a gente tenha um maior conhecimento dos candidatos e, assim, ter condições de escolher melhor, então estou bem animada para as próximas palestras”, disse.
A Diretora Jurídica, Sabrina da Silva Graciano, destacou tanto do ponto de vista jurídico quanto do pessoal a importância das palestras no contexto de aproximação, do meio político até os discentes, e refletiu sobre como o cenário político no Brasil vem contribuindo para o distanciamento da população, no contexto social.
“Muitos pensam que no meio político é tudo igual, a mesma coisa. A expectativa é de que, trazendo os pré-candidatos para debater, possamos aproximar as pessoas das propostas e não do partido, da pessoa, das coligações ou federações.”
A Diretora também enfatizou como o Centro Universitário FMU | FIAM FAAM está por dentro dos acontecimentos e movimentos da sociedade como um todo, destacando a afirmativa do Professor Furriela, de que a FMU é a primeira Universidade a possuir e investir em um curso de Mestrado no Brasil que fala sobre “Sociedade da informação” e “Tecnologia no mundo do Direito”.
Quanto às colocações do ex-Governador Márcio França, referentes ao papel educativo da Universidade em relação às mudanças, Sabrina afirma: “A FMU tem um papel educativo, um papel de transformação social e acredito que permanecerá tendo. É muito importante que as pessoas se profissionalizem, nós vemos pelos números que aqueles que possuem um curso profissionalizante, uma graduação e bacharelado se colocam no mercado de forma mais madura e segura. Quando uma pessoa se profissionaliza e consegue ingressar e atuar de forma mais sólida no mercado, ela muda a realidade de todos que estão à volta dela, do entorno”.
O professor Fernando Albino Lemes, Diretor Acadêmico da HECSA, destacou o objetivo das palestras em relação aos discentes: “A idéia da realização desse ciclo de palestras com os candidatos é justamente dar oportunidades para que os alunos possam entender as propostas, entender o motivo pelo qual ele está saindo candidato, e ter a sua opinião, de formar a sua opinião.” E concluiu: “Então, a Instituição vem com esse propósito, de instruir e de dar a liberdade para que o aluno entenda qual é o melhor caminho para o país”.
Para o docente, o evento tem a missão de disponibilizar informações sobre os candidatos para que o aluno consiga votar com responsabilidade: “A instituição, ela é plural”. E complementa: “É um papel fundamental, e que nós temos como objetivo ser pioneiros e tradicionais”.
Em relação à requalificação de profissionais como forma de combater o desemprego – pauta abordada na palestra através do pré-candidato -, o professor de mestrado, Caio de Macedo afirma que o Centro Universitário FMU | FIAM FAAM está inserido no processo de requalificação profissional, por ser uma instituição cinquentenária que preza pela qualidade dos cursos.
“Ela [FMU FIAM FAAM] formou diversos e diversos profissionais, inclusive, um dos que estavam na mesa foi Secretário de Justiça do estado, é ex-aluno da FMU. E a FMU está sempre prezando pela qualidade dos seus cursos, e a qualificação e a requalificação dos profissionais que estão no mercado através dos cursos de mestrado e especialização, portanto ela está inserida nesse contexto de qualificação profissional”.
Encerrando a palestra, o Vice-Presidente, professor Manuel Nabais da Furriela agradeceu ao pré-candidato por ter participado do evento, trazendo “idéias e discussões democráticas”, e concluiu “o interessante é ouvir a todos, e hoje vocês tiveram uma importante oportunidade”. A instituição continuará a realizar palestras com os pré-candidatos a governador ao longo do mês de junho, assim promovendo discussões e caminhos para os discentes e docentes do Centro Universitário FMU | FIAM FAAM.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM.
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, Supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e Coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM