tecnologia e saude 1

A TECNOLOGIA DENTRO DA ÁREA DE SAÚDE

Por: Guilherme Souza Silvério [1]

Edição por: Gabriel Delgado da Silva [2]

Revisado por: Larissa Lopes Silva [3]

Matéria originalmente produzida para a disciplina Jornalismo Digital em 2022.1

Uma das criações mais relevantes da humanidade, a tecnologia está cada vez mais inserida em nosso cotidiano seja seu uso para o entretenimento ou até mesmo para a evolução da nossa sociedade com o intuito de trazer benefícios na área da medicina. Apresentando-se como indispensável, é indiscutível pensar em qualidade de vida sem levar em consideração a grande participação da tecnologia na saúde.

Essa inovação vem sendo usada para auxiliar os profissionais em desempenhar sua função ao otimizar e facilitar o seu cotidiano com uso de aparelhos que prezam pela agilidade e em eficiência que proporcionam mais segurança e qualidade de vida para os pacientes. Alguns aparelhos utilizados são: máquina de raio X, estetoscópio (equipamento que permite ouvir sons respiratórios, cardíacos, pleurais, arteriais, venosos, uterinos, fetais e intestinais) e oxímetro (equipamento usado para medir a oxigenação do sangue).

Lidando com a tecnologia para expandir o bem-estar dos cidadãos, consultamos a posição de uma qualificada para apontar seu ponto de vista sobre o tema.

Formada em fisioterapia pela Universidade Anhembi Morumbi exercendo sua atividade no Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde (INTS), além de perceptora de estágio na Uninove, a profissional Carolina Aparecida Gomes Assis concedeu uma entrevista através do aplicativo zoom para contar sobre sua experiência com a tecnologia hospitalar.

A entrevistada comentou como os equipamentos tecnológicos possibilitaram trabalhar com mais praticidade e eficiência trazendo benefícios tanto para os profissionais da saúde como para os pacientes: “Nós da UTI, na semi-intensiva, usamos muito ventilador mecânico. Utilizamos também o leito do paciente, que às vezes pode ser até um pouco fútil de falar, porque falar de leito é uma cama, porém essa cama é mais tecnológica. Ela nos permite mudar o paciente decúbito, levantar mais o paciente, então ela deixa a nossa vida muito mais prática. O ventilador mecânico inicialmente ele é o pulmão artificial do paciente. Então ele faz com que nós possamos ventilar o paciente de forma segura”.

De acordo com Carolina, a população não está totalmente disposta para a inclusão de novidades nos postos públicos de saúde: “Infelizmente hoje as pessoas ainda tem muitas barreiras, se preocupando mais com o pós-tratamento do que o pós mal-estar”.

Podemos afirmar o quão essencial a tecnologia vem sendo operada dentro da nossa comunidade auxiliando na saúde pública por meio dos mais modernos equipamentos que garantem maior qualidade comparado ao desempenho de antigos maquinários, além da prolongação da expectativa de vida, eficiência do atendimento médico, minimizando erros em operações e/ou diagnósticos mais precisos para desenvolver soluções mais ágeis e de melhor performance.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.