Van Gogh 1

Muito Além de Van Gogh

Exposição em estacionamento na zona sul de São Paulo leva mais de 100.000 pessoas a uma nova experiência sensorial.

Por: Ana Carolina Moura [1]

                                                                                  Arethusa Mol Semmler [2]

                                                                            Bianca do Amaral Vilches [3]

                                                             Catarina Frota Leite  [4]

Daniel Cordeiro   [5]

                                                                                  Leticia dos Santos Amaral [6]

                                                                           Mayara Novaes da Silva  [7]

                                                             Nick Scabello  [8]

                                                           Supervisor: Prof. Wiliam Pianco

O shopping Morumbi, localizado ao sul na cidade de São Paulo, traz ao Brasil a exposição “Beyond Van Gogh” (em português, Além de Van Gogh) e apresenta as obras do renomado artista holandês Vincent van Gogh de forma diferente e imersiva, ficando por lá até o dia 03 de julho.

Vincent Willem van Gogh (1853-1890) foi um importante pintor holandês, sendo um dos maiores representantes da pintura pós-impressionista.

Ingressou nas artes em 1880 quando seu irmão, Theo, começou a lhe enviar dinheiro para o estudo de anatomia e perspectiva. Em 1886 foi para Paris morar com seu irmão e conheceu outros artistas impressionistas como Monet, Renoir e principalmente Gauguin. Após se conectar com essa arte e sua crescente admiração pelo mundo oriental, ele passou a criar seu próprio estilo de desenho.

Depois de dois anos a sua saúde precária começa a incomodá-lo e decide que quer ser internado, nesse tempo pintou mais de 200 quadros em menos de um ano, e também vendeu seu único quadro em vida “A Vinha Encarnada (1888)” com ajuda de seu irmão. Em 1890 morre, e com isso sua fama chega, que veio graças às inúmeras cartas trocadas com Theo que podem ser ouvidas durante todo o passeio da exposição.


“A Vinha Encarnada” (1888) único quadro vendido em vida pelo artista

Desde a estreia da atração, o pavilhão de cerca de 2 mil metros quadrados já recebeu mais de 100.000 visitantes, de acordo com seus organizadores, e a expectativa é que 400.000 pessoas passem por lá até o final da mostra. Mesmo que os preços dos ingressos não sejam tão inclusivos, podendo variar de R$ 35 a 200, a experiência de se estar no meio das obras desse pintor do movimento expressionista faz valer a pena.

“A exposição conseguiu trazer para o digital a essência e experiência de uma exposição comum.” disse Glauce Aparecida dos Santos, que visitou a exposição nos primeiros dias. “As grandes salas projetando as obras que em determinado momento me ‘engoliam’ por conta da movimentação da projeção, me deram momentos únicos.”

Todo o local é constituído com mais de 40 projetores e 332 mil lumens que contribuem para uma viagem que explora todos os sentidos, até o paladar. Além de que o projeto não tem só como estrela principal Van Gogh, mas também seu irmão, como já citado anteriormente, que levam o público pela história de cada obra.

Os ingressos mais caros (R$ 200) dão direitos a regalias exclusivas, com bebidas, pôster e curiosidades sobre o artista. A entrada está disponível pelo site da LivePass, onde se pode garantir os dois tipos (Vip Experience e o Comum).

Nas últimas semanas da exposição, os diretores têm feito sorteios de ingressos em suas redes sociais e tours com diferentes experiências como o “Van Gogh a 2” para namorados, onde você ganha além do par de ingressos, dois drinks no Café Van Gogh by Vô Nino Café, duas almofadas, uma vela aromática, dois pôsteres e duas pulseiras Fast Lane, que agiliza a entrada na exposição.

Também em alguns dias terão atrações como na quinta (02/06) onde deram aulas de balé gratuitas, aos domingos tem meditação com a Monja Coen, e um dia especial para crianças chamado: “Van Gogh for kids”, em que as crianças (até 12 anos) assistem uma apresentação teatral, ganham duas pulseiras Fast Lane e 1 kit de colorir.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM , revisão

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, editor

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, editor

[4] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, redator

[5] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM , revisão

[6] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, arte

[7] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, repórter

[8] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, redator

[9] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM