Por: Alessandro dos Santos Conceição [1]
Cleide Silva de Carvalho [2]
Revisor: Breno de Araujo Silva [3]
Edição: Cleide Silva de Carvalho [4]
Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [5] e Profa. Nicole Morihama [6]
O Centro Universitário FMU FIAM|FAAM realizou importante evento na última quinta-feira, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos docentes e discentes, sobre o avanço da tecnologia móvel 5G, no Brasil.
Como mestre da cerimônia, a palestra contou com a participação do professor Rogério Campos, docente do curso de Sistemas de Informação e, compondo a mesa, o Vice-Presidente da Instituição, professor Manoel Nabais da Furriela, a Diretora da STEAM, professora Angela Tomiko Ninomia, o Coordenador dos Cursos de TI, Paulo André Zapparoli, além dos palestrantes: professor Valdemar Molodo Junior, docente dos cursos de TI, o convidado especial do Grupo Record, Carlos Henrique Giusti , Diretor de Novos Negócios e, como moderador, professor Cláudio Boghi, docente também dos cursos de TI.
Para o professor Furriela, este foi um dos mais importantes eventos da Instituição, por discutir avanços de inovação tecnológica que devem promover uma revolução na sociedade mundial e principalmente aqui no Brasil.
“A FMU se notabiliza nesses mais de 50 anos, por ser sempre uma Instituição antenada nas atualizações e, quando nós decidimos trazer a discussão da tecnologia 5G, a gente trouxe [o debate] principalmente para que nossos estudantes aproveitem essa oportunidade enriquecedora”, disse o Vice-Presidente.
Para a Coordenadora professora Angela Tomiko, a relevância do tema para o dia a dia é importante não somente para os discentes, mas para o público em geral.
“Todos precisam conhecer, não só relacionado à profissão como no dia a dia, então é um tema de interesse geral não só para os nossos estudantes, mas para o público em geral”, disse Tomiko.
O docente Zapparoli também destacou a importância do evento para a Instituição.
“A grande motivação é essa atualidade do tema, que a FMU vem trazendo e proporcionando a integração da academia com a área de negócios e com o mercado no geral”, disse o professor.
Em breve apresentação, o moderador Claudio Boghi apresentou números de sua pesquisa sobre o uso de internet. Segundo ele, o Brasil ficou em 1º lugar no quesito país que mais tempo fica no celular. A média são de 5 horas/ dia. E entre os aplicativos que mais se mostraram eficientes está em primeiro lugar o WhatsApp e em 2º lugar a rede Tik Tok.
Essas redes são importantes e sinalizam um novo campo com ampla possibilidade de negócios. Uma das propostas da tecnologia 5G é aumentar a velocidade no tempo de respostas entre as redes. Se antecipar ao comportamento da sociedade e tendências de consumo. A tecnologia de dados são como o “novo petróleo”, expressão usada na discussão.
“A 5G acumulou todas as tecnologias de modulação que vieram antes dela, toda velocidade de uma rede, com um delay [tempo de atraso] muito pequeno. Estamos diante de uma velocidade”, comentou o docente Valdemar que destacou ainda a importância de uma aliança entre o poder público e o privado, para que essa tecnologia avance em todas as esferas sociais.
“Se a gente quiser uma rede 5G em cinco anos no Brasil, os nossos governantes vão ter de realizar em conjunto de forma harmonizada. Isso vai favorecer a diminuição da desigualdade social também”, concluiu.
Carlos Giusti, convidado especial, completou a discussão sobre as garantias previstas com o avanço dessa nova tecnologia.
“Dentro da regulamentação do programa de 5G foi garantido a implementação voltada à educação. Fundamental para reduzir as desigualdades sociais e econômicas entre as regiões. Garantir que através da educação, você [possa] melhorar a sua condição social e econômica”, disse Giusti, que concluiu o evento com uma provocação aos discentes.
“O momento que vocês têm e a oportunidade que vocês têm através da tecnologia, através do conhecimento, através da transformação tecnológica de construir uma vida para vocês e para nós sociedade, é única. Então aproveitem […] O futuro é de quem busca”, encerrou o palestrante agradecendo o espaço para o debate, os docentes e discentes presente e a Instituição.
Não deixe de conferir a íntegra do evento no canal oficial do Centro Universitário FMU no Youtube ou no link https://bit.ly/3x1ltiZ.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[2] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estágio AICOM – revisor
[4] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editora
[5] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[6] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM