midias sociais

MÍDIAS SOCIAIS COMO FONTE DE RENDA

Por: Guilherme Augusto de Lima Faria [1]
Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [2] e Profa. Nicole Morihama [3]

As mídias sociais são um campo amplo para os que visam lucro, pois existem diversas opções e vertentes para se trabalhar ou ganhar um dinheiro extra. Muitos visam trabalhar na internet devido a sua suposta facilidade e a ideia de lucro vêm fácil, devido ao leque de opções que ela oferece.

Horários versáteis, home-office e trabalhar com o que se gosta, são atributos que atraem qualquer um. Contudo, para usufruir com qualidade do que a internet oferece existe a necessidade e prática de disciplina, pois a procrastinação bate à porta, mais forte do que em um trabalho onde se vai estar presencialmente. Estar no conforto de casa, rodeado por tudo aquilo que se gosta, pode — e vai — atrapalhar aqueles que não tiverem foco naquilo que se propõe.

Pensando nesse tema, conversamos com Camila Reis, 29 anos, moradora da Zona Sul de São Paulo. Camila é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Paulista (UNIP), mas nunca trabalhou na área. Desde cedo, o que a atrai é a internet, as mídias sociais. Seu primeiro emprego foi como assistente de produção e roteiro técnico em uma empresa de treinamentos, onde ficou por quase 4 anos, de 2016 a 2020. Ao desligar-se dessa empresa, Camila ingressou como redatora em uma empresa de móveis luxuosos, onde criava a descrição dos produtos para o site e as mídias sociais. Ao sair desta empresa, investiu a rescisão em cursos e começou a trabalhar com a criação de posts para mídias sociais.

Segundo Camila, a ideia nasceu de uma necessidade, pois na época estávamos no início da pandemia e ocorreu o “BOOM” do home-office, que acabou por se tornar algo essencial na vida das pessoas, não sendo diferente com ela. “Nunca trabalhei com algo do ramo que fosse extremamente necessário ser presencial, então acabei tomando gosto por trabalhar em casa, meus horários, minhas regras”, relata. “Como sempre gostei de redes sociais e a criatividade reina em minha vida, uni o útil ao agradável e tornei disso uma bela profissão”, completa.

Relacionar-se com clientes não é algo tão fácil, ainda mais em uma área como essa, onde o profissional precisa criar em cima do que o cliente quer. “Como tudo na vida, no começo foi bem difícil de entender como deveria me portar diante delas”. Contudo, ela relata que após anos exercendo essa profissão, o relacionamento com as clientes que possui é muito bom: “Considero que tenho uma ótima relação com elas, de muito respeito e profissionalismo”.

Na questão financeira, Camila informa que trabalha com planos de diversos valores, sendo que cada um dá direito a determinado número de postagens nas mídias sociais. Segundo ela, o que ganha hoje supre todos os gastos que possui: “Logo no início dessa carreira eram poucos clientes e eu não conseguia gerar tanta renda, mas hoje em dia consigo suprir todo o meu orçamento mensal”.

Procrastinar durante o trabalho, ainda mais estando em home-office, é um mal que pode acometer todos aqueles que não possuírem certo grau de disciplina. Contudo, Camila segue à risca uma rotina de trabalho: “Por mais que eu esteja em casa o tempo todo, estabeleço que preciso trabalhar e que em determinados dias e horários estou ali para fazer isso”. Ela ainda informa o grande motivo de não se deixar levar pelas distrações que trabalhar em casa pode trazer: “Gosto muito de ‘dinheiro’ então isso me estimula bastante”, brinca.

Camila finaliza deixando uma dica para quem deseja trabalhar com mídias sociais: “É preciso primeiramente gostar das principais redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp, além de ser aberto a aprender sobre as outras, caso necessário. Uma boa dose de criatividade também faz parte, mas isso não é algo que vem de berço, e sim, um treino diário. Sou adepta da prática que leva à perfeição!”.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAAM-FAAM, estagiário AICOM.

[2] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.
[3] Professora e coordenadora dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.