Participação em importante evento da área de Comunicação, que movimenta a comunidade acadêmica e destaca a importância das pesquisas científicas.
Por: Cleide Silva de Carvalho [1]
Revisor: Breno de Araujo Silva [2]
Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [3] e Profa. Nicole Morihama [4]
Gabriel Campagnoli, aluno do 6 º semestre de Jornalismo do Centro Universitário FMU FIAM| FAAM, foi aprovado para XXV Congresso Sudeste 2022, realizado pela INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, que tem por objetivo estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas não apenas entre mestres e doutores, mas também entre alunos e recém-graduados.
Para o docente e orientador dessa pesquisa científica, professor Wiliam Pianco, o INTERCOM talvez seja o principal congresso para área de Comunicação. Ele destaca o quão importante será experiência para o discente:
“Fazer parte desse Congresso é uma oportunidade muito valiosa para todos os pesquisadores da nossa área. Seja em qual nível esteja o pesquisador. É sempre uma oportunidade de encontrar outros pesquisadores, dialogar e conhecer outras investigações que estão ocorrendo”, disse o docente.
Para o Congresso, o tema trabalhado pelo o aluno é o fenômeno das “Fake News”- ou Notícias Falsas, e seus desdobramentos na democracia brasileira. O interesse pelo assunto surgiu em 2016, quando, segundo o estudante, a discussão ganhou popularidade nas eleições presidenciais dos Estados Unidos e gerou mudança em como as propagandas eleitorais foram realizadas. Campagnoli observou essa mesma movimentação no pleito das eleições brasileiras, de 2018. À época, ele iniciava sua graduação em Comunicação e decidiu que seria o momento para entender melhor sobre a temática.
“Quero estudar esse fenômeno [e] ver como esses grupos agem”, comenta o discente que compartilha um dos questionamentos objeto para a pesquisa. “Agora a pergunta que tenho que pensar em responder é ‘Qual foi o impacto do uso desenfreado das Fake News no resultado das eleições?”, relatou o aluno.
Movido pela inquietude nas buscas por respostas que o fizessem entender melhor o contexto da vida, Gabriel se aproximou do jornalismo a partir da exibição do programa jornalístico “Profissão Repórter”, uma produção da TV Globo, que busca levar ao público como são os bastidores e desafios das grandes reportagens, a partir do olhar do jornalista.
Campagnoli confessa que a submissão do trabalho para a participação no Congresso gerou certa apreensão, logo amenizada pelo apoio do orientador que, para ele, foi fundamental em todo o processo.
“Sou orientado pelo Wiliam em dois projetos extracurriculares. Na AICOM, [como estagiário de editoria] e na IC [Iniciação Científica]. Trabalhar com ele nessas duas tarefas é magnífico. Ele me ajudou a tirar do papel uma proposta de pesquisa que estava guardada na gaveta desde 2019. Foi muito bom quando ele aceitou ser meu orientador. Ele sempre transmitiu uma energia positiva”, descreveu o aluno.
O docente destacou que a evolução do trabalho se deu ao fato de a proposta ter sido apresentada de modo bem estruturada. Para ele, a troca de aprendizado torna a fase ainda mais relevante na sua atuação:
“Para mim é um privilégio estar com ele, é uma oportunidade muita rica de aprender a proposta de uma pesquisa que lida com um conteúdo de fundamental importância nos dias contemporâneos”, avalia Pianco sobre o aprendizado que ele também leva dessa parceria.
O XXV Congresso da Região Sudeste 2022 será realizado entre os dias 25 e 27 de maio, na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. A participação de Campagnoli será no dia 27.
O Centro Universitário FMU FIAM | FAAM deseja ao aluno uma ótima apresentação e que dessa experiência ele tenha um bom retorno e boas trocas, para que enriqueça os planos de desenvolvimento na área de Comunicação.
Aos interessados na Iniciação Cientifica, a abertura dos editais se dá no início do ano letivo, habitualmente entre os meses de fevereiro e março. É necessário o envio de uma proposta detalhada com a pergunta objeto de pesquisa. Para auxiliar nessa fase, é importante que os alunos procurem ler a diversos conteúdos bibliográficos, pensar em docentes que possam orientar no tema e conversar com outros colegas que já tenham participado de outras atividades acadêmicas.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editora
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[3] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[4] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM