NERA

Discurso de ódio nas Redes Sociais

Aula aberta virtual da FMU FIAM FAAM abrindo portas para novos ideais: passado, presente e futuro

Por Anny Caroline [1]

Edição por Gabriel H. A. Campagnoli [2]

Revisão por Barbara da Silva Paula [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]

A palestra da Aula Aberta ocorreu nesta quinta-feira (19) pela plataforma YouTube ao vivo às 16h30m, organizado pelo professor mestrando em Direito da FMU- Observatório do Discurso de Ódio,  em parceria com o NERA (Núcleo de Estudos Étnico-Raciais), dirigido pelo Irineu Barreto, professor do programa de mestrado em Direito da Sociedade da Informação, professor do curso de graduação em Direito e Coordenador do Observatório do Discurso de Ódio nas Redes Sociais, em conjunto com os professores doutores Ricardo Waldman e Maria Lucia.

A aula conta com a participação do convidado Luiz Valério, doutor em Sociologia pela University of Southampton (Inglaterra) pesquisador e docente, que publicou nos Estados Unidos “No Laughing Matter: Race Joking and Resistance in Brazilian Social Media” (Vernon Press), como também o livro “Discurso de Ódio nas Redes Sociais”.

O evento Iniciou-se com professor doutor Luiz Valério voltando no tempo relatando alguns momentos da história que são fundamentais para a interpretação ampla dos estudantes: “O Brasil na virada no século XIX para o XX, ainda era um país rural, apenas saído formalmente de um regime de escravidão, com duração de mais três séculos e meio. O que acentuava ainda mais a desigualdade social de acordo com o censo populacional de 1890, era que 56% da população brasileira era formado por negros e pardos, sendo que a grande maioria deles: escravos e analfabetos. A elite encarou isso como um problema, pois como ingressariam na era moderna se tinham uma população mística” relata o autor.

Desse modo, no artigo do cientista e médico brasileiro João Batista de Lacerda, no qual afirma que “Ele defendia a ideia de que promovendo a entrada de imigrantes europeus no Brasil, essa mistura entre etnias, que ocorresse de três anos ou em três gerações, o Brasil seria formado unicamente por pessoas brancas, onde ele e outros expoentes defendiam, consistindo na ideia de Darwinismo Social e Eugenia Positiva” conjuntamente em sua fala o professor doutor Luiz Valério explica com gráficos a situação da época com a supervalorização da “branquitude”.

Portanto, ao longo de sua explicação conta sobre as consequências desta época para hoje em dia, mostrando os problemas sociais do nosso país, diante do mito da democracia social, ademais para concretizar sua tese trouxe trechos do filme O assalto ao Trem Pagador (1962), onde afirma “O que percebemos na fala do personagem Grilo Peru, eu tenho que ter o carro, por que eu tenho olho azul, cabelo loiro e posso ter as mulheres que você não tem, sendo essas as construções ideológicas que foram fomentadas”.

O autor afirma que através das redes sociais há um excessivo discurso de ódio, com comentários agressivos sendo “camuflados” em piadas e comentários jocosos, sendo conveniente para o agressor, pois não parece flagrantemente racista. Ele mostrou na apresentação comentários de ataques virtuais, expondo as principais diferenças entre discursos online e offline “A principal diferença é a capacidade de amplificação e disseminação deste conteúdo, uma comunidade formada por quinze membros é capaz de estabelecer até cento e cinco conexões, sendo um crescimento exponencial. Em minhas pesquisas conteúdos de cunho depreciativo racistas continuam a engajar usuários de três anos desde a data da publicação original” assenta Luiz Valério.

Por fim, pode-se observar que a aula foi repleta de interesses dos acadêmicos ali presentes pelo chat, demonstrando a importância do contexto histórico a se questionar, para a formação de uma nova sociedade. 

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM