Business Week1

BUSINESS WEEK 2022.1: UM ANO DE CONTINUIDADE ONDE OS DESAFIOS PERMANECEM

Primeiro dia da Semana de Negócios dedicada às discussões sobre tendências de mercado é finalizado com saldo positivo e muitas interações

Por Davi Landim [1]

Edição Cleide Silva de Carvalho [2]

Revisão por Breno de Araujo Silva [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]

Na abertura da semana de eventos da área de Negócios HECSA, o Centro Universitário FMU FIAM| FAAM realizou a Business Week 2022.1, com série de apresentações envolvendo docentes e discentes sobre as Tendências de Mercado. Na segunda feira (9), as apresentações foram focadas no mercado tecnológico.

Com a moderação do Coordenador de Cursos de Ciências Contábeis e Gestão Financeira, professor Armando de Abreu, a primeira apresentação foi realizada pelo professor Francisco Angelo Antunes, Coordenador de Curso de Pós Graduação em Negócios, que destacou a importância do profissional contábil para a boa gestão financeira de uma empresa. Para exemplificar a discussão, Antunes compartilhou as demonstrações contábeis do Esporte Clube Corinthians, para que os presentes entendessem como a análise das movimentações financeiras podem contribuir com o desenvolvimento de uma empresa. “Estudando contabilidade sempre percebemos pontos a serem melhorados”, disse o professor que, como exemplo, também citou que a partir dessa análise um clube decide pela venda ou compra de atletas.

A participação da aluna Evilyn Sandriny, representou os discentes do curso de Administração do Campus Santo Amaro. Para a apresentação, o tema abordado foi o crescimento de lojas virtuais, o E-commerce.

Na trilha temática, Sandriny destacou as vantagens do segmento que se expandiu a partir do isolamento social, ocasionado pela pandemia da Covid-19 e se manteve em alta por oferecer algumas comodidades, entre elas, o funcionamento 24horas, diversidade de produtos em único ambiente, facilidade nas entregas, entre outros. A aluna destacou as vantagens desse comércio para o empreendedor. “Se ele tem o comércio on-line, evita custos com aluguel, com armazém, com despesas de água, luz, funcionários e com isso consegue investir”, comentou a discente. Para exemplificar a expansão desse mercado, a palestrante citou a empresa IFOOD, que alcançou o crescimento nos serviços de entregas, a partir alta das compras virtuais – de restaurantes, mercados, farmácias, entre outros.

Participando dessa primeira mesa de apresentações, o professor Márcio Sousa Assis, que é Coordenador de Cursos HECSA e professora Daniela Orsi, Coordenadora Adjunta da Escola de Negócios e Hospitalidade, fizeram aos presentes o questionamento sobre o que são os Nômades Digitais?

Nômades Digitais são profissionais que se beneficiam dos meios tecnológicos para realizar suas demandas profissionais de modo remoto, sem depender de locais fixos para o trabalho. Ganhando com isso mais autonomia e liberdade para mudanças pessoais.

“Para alguns, o nomadismo digital é um estilo de vida”, destacou o professor e seguiu.

“Esse mercado tecnológico, principalmente, está bem acelerado na questão dos nômades digitais”, comentou Assis.

Como protocolo adotado para evitar a proliferação do novo coronavírus, uma das medidas foi o isolamento social que fez com que muitas empresas oferecessem aos seus colaboradores a possibilidade de realizar as atividades em regime home office, na tradução, escritório de casa.  A partir dessa adequação, os nômades ganharam ainda mais espaço no mercado de trabalho.

“Com o advento da pandemia essa possibilidade chegou para todas ou quase todas as áreas. Tivemos grandes ganhos com isso. Quem pôde usufruir gostou bastante”, completou a professora Daniela dizendo ainda que a relação das pessoas com o trabalho mudou a partir do período da pandemia, sobretudo a aceleração tecnológica nos negócios mercadológicos.

A última apresentação foi realizada pelo discente Gabriel Posi, que apresentou o tema Real Marketing.

Na definição, Real Marketing ou Marketing em Tempo Real, foca na realização de ações que são tomadas a partir de tendências e do retorno do consumidor.  São ações de marketing que exigem agilidade e relevância para se trabalhar a marca de uma empresa.

“O Marketing começou focado somente na venda do produto. O novo momento do marketing é focado na relação com o público”, disse Posi, que completou dizendo que o marketing em tempo real acompanha o avanço das mídias sociais.

O professor Armando encerrou a manhã do evento com agradecimentos pelas interações e pela participação de todos. Entre os presentes, as manifestações de agradecimentos foram reproduzidas continuamente, destacando a importância dos temas abordados e a contribuição do evento para a jornada acadêmica.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editora

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM