Vania

Perfil: Vânia Amaro Gomes

Professora de Administração, Comunicação e Marketing, Comércio Exterior e Cursos Tecnólogos de Marketing e RH.

Texto por Sabrina Moreira Szcypula [1]

Revisão por Guilherme Augusto de Lima Faria [2]

Edição por Cláudia Lima de Oliveira [3]

Supervisão por Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Com extrema simpatia e muito bom humor, a professora paulista Vânia Amaro nos conta um pouco sobre toda sua trajetória acadêmica e profissional.

Desde muito nova, a docente sempre teve muita vontade de se tornar uma educadora, possuindo muita admiração pela profissão. Inicialmente, construiu uma carreira executiva, porém o sonho da docência nunca desapareceu, o que motivou seu ingresso no mundo educacional em certo ponto de sua vida.

Sua primeira graduação foi em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍTALO), de 1992 a 1996. Após a graduação, a docente realizou uma especialização em Gestão de Pessoas pela Universidade de Santo Amaro (Unisa), em 2002, e outra em Formação de Gestores de Centrais de Atendimento pela Universidade Estadual de Campinas, em 2004. Por último, mas não menos importante, a docente realizou um mestrado em Ciências Humanas também pela Universidade de Santo Amaro (Unisa), em 2017.

Vânia relata que tem como inspiração um antigo professor chamado Sérgio Vasconcelos que, mesmo lecionando uma matéria considerada difícil, Economia, possuía um método de ensino que se baseava numa dinâmica de aula leve e informativa, algo que se refletia no foco de todos os alunos durante suas aulas. Segundo a Vânia, em seu futuro, ela se imagina sendo exatamente esse tipo de profissional.

A docente conta que realizou um intercâmbio em 2003, em Indianápolis, nos Estados Unidos. A mesma foi convidada para ensinar sobre atendimento ao cliente e também para aprender mais sobre o tema. Com muito orgulho e felicidade, ressalta que esse intercâmbio lhe rendeu um prêmio internacional importante sobre liderança e foco no cliente e também lhe trouxe a oportunidade de assistir “As Quinhentas Milhas de Indianápolis”, uma das três mais tradicionais corridas automobilísticas do mundo e a principal prova do campeonato da IndyCar, no Indianapolis Motor Speedway, nos Estados Unidos. Como uma pessoa apaixonada por corrida, velocidade e esportes, Vânia descreve sua realização e contentamento pessoal mediante a possibilidade de estar nesses eventos.

Sua primeira experiência como docente de ensino superior foi na Universidade Anhembi Morumbi. Como participava de diversas palestras graças aos prêmios que já recebeu em sua carreira, foi convidada para lecionar na Universidade em 2000. Um dos prêmios que conquistou foi o de Excelência em Atendimento a Clientes, no ramo de fármacos, pela revista Consumidor Moderno, o qual ganhou por cinco anos consecutivos.

Sua história com a FMU/FIAM-FAAM iniciou-se há quatro anos, onde ingressou na instituição graças às áreas de Comunicação e Marketing, mas com o passar dos anos, também passou a lecionar nos cursos de Administração, Comércio Exterior, Logística e cursos tecnólogos.

A docente conta que é uma das líderes de Responsabilidade Socioambiental dentro da instituição e que participa de quatro núcleos dentro da faculdade, sendo eles: Núcleo de Práticas em Negócios (NPN), Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP), Núcleo de Gênero e Sexualidade (NUGE) e Núcleo de Estudos do Meio Ambiente (NEMA).

Vânia nos contou sobre dois percalços que teve na carreira. Sendo um destes quando teve de realizar a demissão de uma colega que já estava na empresa há muitos anos. Segundo a mesma, realizar essa função colocou-a em uma posição delicada, mas como profissional cumpriu o que lhe fora requerido. Outro obstáculo, a professora narra que ocorreu com uma classe que era conhecida por possuir uma conduta problemática, já tendo perdido dois professores no decorrer do tempo devido a esta postura. Vânia comenta como teve que enfrentar a situação de cabeça erguida para demonstrar aos alunos que ninguém ali poderia assustá-la, tampouco afastá-la de suas funções, mesmo com as ameaças constantes que sofria. No final, acabou conseguindo lidar com a turma de forma excepcional e, mesmo quando não lecionava mais as aulas para aqueles estudantes, ainda era procurada pelos corredores da faculdade mediante ao apreço que sentiam por ela. Essa situação lhe deixou uma lição importante, onde ela percebeu como foi essencial que ela não se deixasse abater pelas situações e pessoas difíceis.

Sobre a pandemia, Vânia conta que se adaptar não foi difícil, pois ela já possuía domínio da plataforma, porém, o fato de não ter contato direto com os alunos era algo que lhe causava estranhamento. Em relação ao pós-pandemia, a docente imagina que pode ocorrer uma divisão dentro das salas de aula, já que alguns alunos conseguem lidar muito bem com o modelo remoto, contudo, outra parte das classes espera o retorno das aulas presenciais com ansiedade.

Para o futuro, a docente deseja continuar atuando na área educacional enquanto puder, mesmo que diminua sua carga horária em algum momento. Vânia finaliza dizendo que realmente ama dar aulas e estar ao redor de seus alunos, não pretendendo deixar esta função tão cedo.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM.

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM.

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[5] Professora do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisora de estágios AICOM.