Estágio que proporciona ao acadêmico uma visão ampla de seu futuro profissional, sendo diferencial de uma universidade, ligada ao jovem atual
Por Anny Caroline[1]
Edição por Gabriel H. A. Campagnoli [2]
Revisão por Barbara da Silva Paula [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]
A FMU TV é uma WEB TV realizada pelos estudantes do Centro Universitário FMU FIAMFAAM, com o intuito de, na prática, proporcionar aos acadêmicos o funcionamento de uma emissora televisiva. Contribuindo, assim, com experiências para a futura ingressão no mercado de trabalho dos estudantes, sendo distribuídos os materiais realizados pelo blog: https://www.fmutv.com/ e no canal do YouTube: https://youtube.com/c/FMUTVWEB.
O projeto conta com a aplicabilidade variada, de acordo com cada disciplina, tendo sua ementa específica para cada atividade como produção, edição, locução, reportagem, dentre outros.
Um exemplo de atividade realizada pela FMU TV, é o Giro de conhecimento FMU, um programa que inclui palestras exclusivas sobre temas significativos, ministrados por profissionais do mercado, dividido em grupos temáticos. Seu diferencial é o recebimento de um certificado de participação.
A inscrição para participar da FMU TV é feita de forma semestral no início de cada semestre e está disponível para qualquer acadêmico dos cursos de comunicação, não sendo restrita aos estudantes de Rádio e TV. A inscrição tem início por meio do preenchimento do documento Google Forms, adicionando a sua área de atuação desejada; após escolher a FMU TV, será enviado o link no e-mail para o encaminhamento do currículo, onde será feito um processo seletivo interno; após esta inscrição, os candidatos selecionados serão contactados pelo professor Júlio Moreno, responsável pelo programa de estágio de Rádio e TV.
Devido ao presente momento da pandemia, o estágio ocorre de forma remota.
De acordo com o coordenador da FMU TV, Prof. Júlio César Moreno, atual responsável pela elaboração e direcionamento das produções da rede, com a era digital: “A evolução é boa, porém devemos lembrar que existem etapas que são prioridades para você chegar e conseguir melhores lugares no mercado de trabalho e evoluir no tempo”, ressaltando a importância da convivência com outros estudantes ao participar do estágio.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM