Por: Larissa da Silva Goes Barreto[1]
Revisado por: Victor Barrelo A. Ferreira [2]
Edição por: Tamires Ramos de Souza [3]
Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
A entrevista de hoje foi feita com a professora Simone Alves de Carvalho, que é formada em Relações Públicas e leciona a disciplina de Gestão de Stakeholders no Centro Universitário FMU FIAM-FAAM.
O que é Gestão de Stakeholders?
A Gestão de Stakeholders é um gerenciamento de relacionamento com diversos públicos. Stakeholders vem de uma corruptela com “Stockholder” e “Shareholder” que são acionistas, porque lá atrás quando surgiram as primeiras organizações o primeiro público de interesse eram os acionistas, que eram as pessoas que tinham dinheiro para investir na empresa. Você tinha uma ideia: quero fazer algo, eu sei fazer isso, vai dar certo e preciso de investimento para fazer essa ideia funcionar, então você ia atrás das pessoas que tinham dinheiro e elas investiam. As vezes dava certo, mas as vezes não. Você pode ver isso no filme “A Guerra das Correntes”, que mostra o momento das pessoas inventando a energia elétrica e precisavam de dinheiro para investir na pesquisa, então os stakeholders surgem dos acionistas.
Com o passar do tempo a gente vai tendo a percepção, por parte das organizações, de que existem outros públicos de interesse para as organizações e não somente os acionistas, e aí começaram a desenvolver mais atividades de comunicação para conseguir atingir outros públicos.
Qual a importância da disciplina Gestão de Stakeholders para o curso de Relações Públicas
A importância é vital, porque o Relações Públicas é o profissional que vai lidar com os diferentes públicos de interesse. O profissional precisa conhecer o público, precisa saber identificar, entender e saber onde esses públicos estão e como se comunicar. É uma disciplina vital para o curso de Relações Públicas para entender seu objeto de trabalho.
Como a Gestão de Stakeholders pode ajudar na vida profissional?
É no dia a dia do trabalho de Relações Públicas, o trabalho dele é com esses públicos de interesse. Conseguimos expandir a ideia de gestão de stakeholders quando pensamos, por exemplo, em algo que é comum, o profissional de Relações Públicas abrir sua própria agência. Então a parte desse gerenciamento também vai entrar se ele resolver investir na sua própria agência, porque ele vai ter seus próprios stakeholders, seu próprio público de interesse, e vai ter que fazer o trabalho de comunicação para ele próprio. O trabalho da agência vai ter que ser divulgado, vão ter clientes, trabalhadores, todos esses são públicos de interesse, O profissional vai sempre atuar com esse gerenciamento tanto trabalhando para uma organização como criando sua própria agência.
O que os alunos podem esperar dessa disciplina?
Essa é uma disciplina teórica e bem importante para entender essas teorias e o que está por trás desses públicos. Normalmente ela está locada no 1° ano porque faz parte desse composto teórico, então a partir do momento que você entende esses stakeholders você consegue, lá na frente, pensar em planejamentos de Comunicação para estes públicos. O aluno tem que entender que é uma disciplina que compõe a base do pensamento teórico de Relações Públicas, entendimento por trás de cada um dos principais stakeholders. É importante mencionar que todas as organizações tem praticamente os mesmos stakeholders, umas que tem mais, outras menos, dependendo também do relacionamento que ela quer, mas praticamente todas tem trabalhadores, consumidores, investidores, relações com o governo, imprensa e estes são alguns públicos, independente da organização
A teoria de stakeholders é entender a origem, o que faz com que eles se definam dessa maneira e as leis que cercam esses stakeholders, por exemplo, por lidarmos com consumidores aqui no Brasil, temos que obedecer ao CDC (Código de Defesa do Consumidor) e temos que entender todo esse processo.
É uma disciplina teórica que dá base para o aluno aprender planejamento de comunicação para o futuro.
O que se espera dos profissionais de Relações Públicas?
Esperamos dos profissionais de Relações Públicas, em um mercado que é extremamente competitivo e que tem muitos profissionais de muitas áreas que trabalham com a gente, que eles tenham capacidade de comunicação. E que o profissional entenda o planejamento, que ele tenha uma visão crítica, entenda o mercado, entenda os concorrentes dessas organizações, entenda questões políticas, econômicas e sociais.
Hoje a gente também demanda desse profissional de Relações Públicas uma capacidade muito grande e muitas áreas. Foi-se o tempo que você sabia fazer só uma coisa, hoje temos que saber fazer muitas coisas, eu sempre falo para os alunos: nós não paramos de estudar hoje você sai da graduação e já vai para a pós-graduação, para uma especialização.
Nós também esperamos que esse profissional seja altamente motivado, que ele desenvolva bem o seu trabalho que seja proativo e faça seu trabalho sem ser mandado, que seja uma pessoa que está ali para contribuir e que não tenha medo de trabalhar duro.
[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editora
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM