Saiba o que esperar e qual a importância de uma disciplina teórica para o mercado de trabalho e formação
Por Barbara da Silva Paula [1]
Edição Gabriel Henrique Afonso Campagnoli [2]
Revisão por Barbara da Silva Paula [3]
Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]
Um dos maiores anseios dos estudantes na universidade é realizar as matérias práticas de seu curso, principalmente em disciplinas mais técnicas de cursos como Produção Audiovisual, Produção Multimídia e Rádio e TV. No entanto, é fundamental compreender de onde vem essa técnica e como aperfeiçoá-la de forma criativa e crítica. E isso somente a parte teórica do curso pode proporcionar.
Prática e metodologia estão diretamente ligadas na construção e desenvolvimento de cada profissão, na matéria “Cultura Digital” não é diferente. Por ser interdisciplinar e estar em constante evolução acompanhando as exigências do mercado de trabalho, ela faz parte de diversos cursos de Comunicação, como: Jornalismo, Marketing, Publicidade e Propaganda, Rádio e TV etc.
Então, o que esperar dessa disciplina?
Como apresentado pelo professor Cesar Fuentes Molina dos Reis, que aplica atualmente essa matéria no FMU | FIAM-FAAM Centro Universitário, “Cultura Digital” é um tema que capacita nosso entendimento e vigilância sobre as mídias digitais de maneira positiva e autocrítica, mostrando como as mídias estão conectadas às nossas relações de poder e moldam os meios de comunicação da sociedade.
Por isso, nesta disciplina você encontrará muitas oportunidades de ligar nosso passado e presente ao futuro: a globalização, o processo de industrialização, a formação do meio informacional até a estruturação do previsto Metaverso.
Esta matéria conecta história e sociologia, com as mídias e os meios de comunicação, permitindo a análise de nossas relações e percepção de espaço e tempo das informações. Que atualmente através das telas e redes sociais, estão aceleradas, ilimitadas e inseparáveis da tecnologia.
A disciplina auxilia compreender por exemplo, por que um livro ficcional como Harry Potter, foi adaptado ao cinema, videogames, novas franquias, transmídias e ainda hoje, mais de 20 anos após sua criação, gera muito capital e valor afetivo na sociedade.
Durante entrevista o professor explica que essa é uma das partes que mais gosta em Cultura Digital: ”a facilidade em linkar teorias do passado as teorias mais atuais. Pois há sempre um exemplo mais moderno e dinâmico que puxa o interesse do aluno e possibilita relacionar teoria e prática. Uso muitos documentários e casos recentes nas aulas, que se aproximam da realidade deles”.
A matéria irá abordar o domínio das redes sobre a nossa rotina, cultura e formas de relacionar. Passando de uma cultura receptiva, para uma hoje que é participativa e interativa, em que o próprio consumidor de informação também é gerador de conteúdo e canal de divulgação dessas informações. O público faz parte de várias comunidades conectadas em rede. Por esse motivo, em Cultura Digital você verá conceitos como: Metaverso, Convergências de Mídia, Big Data, Trans e Crossmídia etc. E estudará conceitos tragos por autores como: Henry Jenkins, Pierre Lévy, Marshall McLuhan e Eric Hobsbawm.
Indicações que você não pode perder:
Para essa disciplina o professor deixou várias indicações de livros, séries e filmes como o livro “Cultura da Convergência”, por Henry Jenkins, versão 2009; “A Vida em Rede”, por Ronaldo Lemos; “Teoria das mídias digitais: Linguagens, ambientes e redes”, por Luis Mauro Sá Martino; e as produções: “Twin Peaks”, de 1990; “Don’t F**k With Cats: Uma caçada online”; e o documentário “O Dilema das Redes”, que podem ser encontrados na Netflix.
Dicas para se preparar para esta disciplina:
Finalizando a entrevista cedida à AICOM, o professor César Molina deixou como ponto fundamental o hábito da leitura. Os alunos devem desenvolver o costume de ler, ter em sua rotina a leitura e desafiar o autodesenvolvimento, para além das extensões acadêmicas. Ele afirma: “comecem a incentivar o costume da leitura nas crianças, deem livros aos seus filhos. A probabilidade de focar e assimilar conteúdo a partir do exercício da leitura é maior e bem mais imersiva. O futuro irá dividir o mundo entre as pessoas que conseguirão focar, concentrar e as que perderão essa capacidade, sendo uma maioria, limitando a capacidade de conhecimento.”
Outra dica que o professor ressalta e que o ajudou durante a sua graduação foi: pesquisar e acessar o plano de ensino das matérias dos semestres seguintes ao seus. Assim lia os livros previstos antes e se inteirava do assunto, conseguindo acompanhar e entender a linha de raciocínio construída nas aulas por seus professores.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor
[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM