criacao de app

Por dentro da disciplina de Criação de Aplicativos

Durante a entrevista, a professora Viviane Teobaldo pôde contar um pouco mais sobre o trabalho docente da disciplina de criação de app

Por Manuella Sanches [1]

Edição por Gabriel H. A. Campagnoli [2]

Revisão por Barbara da Silva Paula [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]

A disciplina de Criação de app, está unida com outras duas matérias: Projetos de Conteúdo e Edição de Vídeos. Essa disciplina é mais dinâmica, pois durante as aulas os alunos colocam o projeto teórico em prática. 

Nesta disciplina os alunos devem desenvolver um aplicativo com foco em obter resoluções de problemas que temos no dia a dia, portanto eles têm de fazer muitas pesquisas para terem um projeto e uma fonte do porquê aquele aplicativo seria interessante e não seria desinstalado pelos usuários, como ele seria diferente de tantos outros que encontramos na loja de apps de nossos smartphones e aparelhos eletrônicos. “A disciplina foca muito no planejamento, isso faz com eles pensem em um problema e em como resolvê-lo, portanto, um app nasce de um problema. Dessa forma a proposta em sala de aula é trazer um cunho social e uma preocupação em ajudar os usuários e as experiências que eles terão a partir do app e possa apreciá-lo.” Afirma a Professor Viviane, responsável por ministrar as aulas da disciplina durante esse semestre.

A partir dessas informações é importante destacar que, essa matéria do curso de Multimídia não leva os alunos a de fato lançarem um aplicativo como disse a professora Viviane Teobaldo “No final da disciplina eles tem um aplicativo planejado, mas eles não constroem nem programam o app, mas eles têm a primeira fase do desenvolvimento de um aplicativo pronta, isso seria a partir de uma disciplina de programação, mas aprendem a como fazer um mockup”.

Portanto, o aluno do curso de Produção Multimídia é uma pessoa bem completa, busca dinâmica e gosta de colocar a mão na massa e entende sobre o mundo digital. Então, partindo para uma explicação mais dinâmica da disciplina os alunos têm um projeto integrado, um trabalho que junta as três disciplinas do semestre, então a disciplina tem a parte prática totalmente focada nesse projeto. Segundo a professora: “A partir da parte conceitual das aulas, a teoria faz com que eles possam ter embasamento para colocar o projeto para funcionar”. E esse projeto é a criação de um app, passando por todas as suas fases, desde a resolução do problema , uma análise de mercado, quem são os concorrentes, quem oferece quais funcionalidades e quais são os diferencias que os alunos vão trazer.

A professora encerra reforçando a importância do conjunto de todas as disciplinas do semestre e como elas dialogam; é notório o quanto criar um app é cansativo e exige muita pesquisa e conhecimento, mas a disciplina torna isso uma troca de conhecimentos e ajuda os alunos a terem a melhor experiência possível de forma acadêmica para terem um bom desenvolvimento no mercado de trabalho. E concluiu: “E no final eles apresentam um layout de como seria o caminho de ouro do usuário dentro do app e a experiência que eles teriam com uso do aplicativo”.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM– repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM– editor

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM– revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM