empregabilidade

EMPREGABILIDADE E A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE REDES SOCIAIS , PARA O RELAÇÕES PÚBLICAS

Por: Gabriel Alexandre da Silva [1]

 Revisor: Breno de Araujo Silva [2]

Edição: Cleide Silva de Carvalho [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Na manhã da quinta-feira (28), O Centro Universitário FMU FIAM-FAAM recebeu na 6ª Semana de Relações Públicas, a egressa formada em 2021 pelo curso de Relações Públicas, Stéfany Dias, para contar um pouco sobre a sua trajetória acadêmica e profissional para compartilhar dicas sobre planejamento e empregabilidade em redes sociais. Apesar do pouco tempo de formação, ela já conta com boas experiências e um bom entendimento do mercado de trabalho.

O evento teve como moderada a docente Mônica Marques, além da participação da professora Cristiane Sambugaro.

Stéfany inicia falando do seu começo de carreira no mercado de trabalho.

 “Eu consegui uma vaga como assistente administrativo em um jornal de uma instituição religiosa e atuava de forma voluntária em alguns projetos. Nesses projetos, eu estava sempre com as redes sociais, ajudando com texto, foto, vídeo e estratégia de rede social que eu nem sabia o que era, mas estava ali envolvida”, comenta.

Dessa experiência, uma amiga que estudava jornalismo na Instituição comentou sobre a conexão de Stéfany com o curso de Relações Públicas. O que despertou curiosidade nela para pesquisar mais sobre a área.

“Eu comecei a pesquisar e me apaixonei [pela área]. Eu vi a grade da faculdade e vi que era aquilo que eu queria. Por mais que algumas áreas não sejam interessantes para mim, eu quero aprender, quero entender como funciona para ter uma visão 360”, lembrou.

Pelas dificuldades financeiras e de locomoção até o Centro Universitário, Stéfany contou que pensou em desistir da graduação muitas vezes, mas, resolveu encarar os desafios e buscar soluções.

Stéfany ainda compartilhou sua experiência de estágio pela Agência Integrada de Comunicação FMU FIAM |FAAM, a AICom. A Agência é uma ótima oportunidade para que alunos dos cursos de comunicação, coloquem em prática as vivências e aprendizados adquiridos em sala de aula. Alunos de todos os semestres podem participar.

“Dentro da AICOM, eu tive o prazer de trabalhar com a Cris [docente Cristiane Sambugaro] que foi uma excelente mentora e estive à frente de dois projetos. Um deles, foi o RP. FIAM-FAAM, que eu estava à frente das redes sociais”, comenta.

O projeto RP. FIAM-FAAM compartilha nas redes sociais assuntos de interesse dos alunos, além de dicas de cursos com temas relacionados ao curso de Relações Publicas.

À época, Stéfany participou do projeto que desenvolveu o Manual do Estagiário, material que contribuiu para a compreensão do desempenho das redes sociais, planejamento e estratégias que contribuíssem com as ações para gerar visibilidade dos conteúdos produzidos.

Outro projeto em que a egressa fala com carinho é do “Sou+ RP”, programa produzido pela Agência Integrada de Comunicação (AICom) em parceria com a TV WEB, voltada para a comunidade acadêmica, com o objetivo de fomentar as Relações Públicas e debater temas atuais sobre a profissão em linha com outras áreas de atuação.

“Quando eu vejo essas duas contas, vejo um pedacinho meu ali. A gente mudou os logos, o design, demos uma repaginada na identidade visual e quando eu vejo que tem um pedacinho meu ali, fico muito feliz”, completa.

Hoje, Stéfany atua com planejamento de redes sociais da empresa Kami, do ramo de cosméticos e como dicas aos futuros colegas de profissão ela compartilhou:

 “Para mim, quem produz um bom conteúdo é porque consome um bom conteúdo. Sei que nesse período da faculdade é difícil ler muita coisa, mas siga outros profissionais, tente entender a visão dessas pessoas, elas podem te enriquecer de conteúdo. Não só seguir, mas entender o porquê de tal marca estar fazendo isso ou aquilo” e completa

“Rede social é pesquisa, é conhecer a sua marca, o seu cliente, os stakeholders. Existe um passo a passo para montar um planejamento, mas a fórmula pronta não tem. Cada público reage de uma maneira. É pesquisando que a gente conhece”, concluiu.

Para finalizar, a egressa reforçou a ideia de que estudar os clientes e novos conteúdos são os diferenciais para um bom profissional da área.

“É pesquisar e estar mais próximo do cliente. A ‘persona’ vai te dizer muito sobre o que você também deve consumir e ir atrás. Olhar tudo e estar atento a tudo”, finaliza.

No encerramento, a ex aluna foi cumprimenta pelas docentes presentes e parabenizada pelos alunos, pelo sucesso profissional e trajetória acadêmica.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estágio AICOM – editor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM