TCC I

Trabalho de Conclusão de Curso

Por: Thaís Geisy de Moura Costa [1]

Revisor: Victor Barrelo A. Ferreira [2]

Editora: Tamires Ramos de Souza [3]

     Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4]    e Profª Nicole Morihama [5]

Gean Gonçalves é professor do FIAM-FAAM Centro Universitário, ministra as disciplinas de Jornalismo Político e Econômico, Jornalismo Científico e Cultural e TCC em Jornalismo I. É jornalista e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, pesquisador do grupo de pesquisa Epistemologia do Diálogo Social (ECA-USP). Atua em pesquisas sobre jornalismo, direitos humanos, estudos de gênero e população LGBTQIA+.

Professor, como o senhor aconselha os alunos que estão neste período que é tão difícil, da entrega do TCC?

Nesta etapa do TCC II, eu quero que ele tenha clareza, que consiga participar das reuniões com o professor orientador para ele ser guiado. O professor espera que ele tenha autonomia, organização antes da entrega da data final.

Como tentar lidar com a ansiedade que pode tanto atrapalhar na entrega do TCC?

É um trabalho emocionalmente difícil, a chave é ter momentos de estudo e lazer. Separar os momentos e ter o equilíbrio. Uma dica que dou é sempre que possível conhecer este processo antecipadamente, acompanhar bancas de defesa e se preparar, conversar com colegas que já participaram.

Ser professor está longe de ser uma tarefa fácil, mas, sobretudo, um professor que auxilia no TCC. Como o senhor enfrenta este desafio?

A chave está no diálogo e nas expectativas dos alunos. É importante aprofundar os conhecimentos, a essência está no diálogo. A troca também é muito importante, ela aproxima a expectativa da realidade.

Para os alunos, qual conselho o senhor dá para quem tem interesse em seguir carreira como professor universitário?

O conselho que dou é que o professor se constrói com muita pesquisa, educar não é uma tarefa fácil, mas é uma troca. Ao mesmo tempo que leciono eu aprendo também.

Como solucionar tantas adversidades que podem ocorrer na hora de entregar o TCC?

O nosso papel é ser mentor, nossa responsabilidade é de acompanhar. Meus bons orientandos foram os que sempre trouxeram ideias, aceitaram os conselhos. TCC é um espelho que precisa ser feito. Seguir as normas também é importante, trazer novidades, inovação. O TCC pode ser uma potência! 

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editora

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, supervisor de estágio AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Pública e Jornalismo. FMU/FIAM-FAAM