Luiz Roberto

Perfil: Luiz Roberto de Almeida

Professor de Publicidade e Propaganda – FMU / FIAM-FAAM

Por: Daniel Furtado Lacerda [1]

Revisado por: Guilherme Augusto de Lima Faria [2]

Edição por: Cláudia Lima de Oliveira [3]

Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Nascido e criado na Zona Norte de São Paulo, no bairro do Mandaqui, o Docente Luiz Roberto de Almeida reside há alguns anos no centro da cidade, próximo à Praça da República.

Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (2012), o Docente ainda possui mestrado em Comunicação e Cultura (2019), e atualmente cursa o doutorado em Comunicação e Cultura (2022), sendo todas estas qualificações obtidas pela Universidade de São Paulo (USP). O mesmo também é pós-graduado em Docência no Ensino Superior (2021) pelo Centro Universitário FMU|FIAM-FAAM.

Sua primeira experiência na docência ocorreu ainda no ensino médio, quando estudava no Instituto Federal de São Paulo (IFSP). No Instituto havia o projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos) e o Docente fez parte dele, lecionando Informática às sextas-feiras no período noturno. As classes eram divididas em duas turmas com cerca de 20 alunos, e o mesmo com apenas 16 anos lecionava junto com três amigos do projeto. “Criei a apostila do curso, estudei sobre metodologia, e li Paulo Freire pela primeira vez com meus 16 anos, por conta desse projeto social”, relata Luiz. Essa experiência o marcou muito, contudo ficou um tempo distante da sala de aula até se formar como Docente.

Formado em Programação e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFSP (2005), Luiz trabalhou por um curto período na área, concursado da Caixa Econômica Federal. Cursou Publicidade e Propaganda, na USP de 2007 a 2012, trabalhando na área por cerca de dez anos, onde atuou como planejador de mídia e business intelligence nas agências Africa, Ampfy, F/Nazca, R/GA, Wunderman dentre outras.

Sua graduação na Universidade de São Paulo foi um momento marcante. O Docente relata ter aproveitado ao máximo todas as oportunidades que a USP lhe proporcionou. “No início do segundo ano fiz Iniciação Científica e participei da atlética. Eu aproveitei ao máximo”, relembra Luiz. Nessa época, trabalhava cerca de nove horas diárias em Guarulhos e estudava na Zona Oeste de São Paulo, no campus Butantã. Enfrentava o transporte público, onde permanecia por aproximadamente quatro horas em seus trajetos, pois residia na Zona Norte.

Em 2017 iniciou seu mestrado em Comunicação e Cultura, também pela USP. Sua orientadora da época tornou-se uma referência para que viesse a lecionar. Segundo o Professor ela agregou muito em sua trajetória e influenciou a maneira como futuramente ele ingressaria na docência e na forma de conduzir as metodologias em sala de aula.

Iniciou na área educacional lecionando aulas de marketing digital, na São Paulo Digital School, em 2019, e neste mesmo ano começou sua trajetória na FMU|FIAM/FAAM. A instituição possibilitou sua profissionalização na docência, através dos coordenadores dos cursos. Permaneceu lecionando presencialmente por seis meses, mas há cerca de dois anos e meio, mediante a pandemia do Covid19, o ensino presencial transferiu-se para o ambiente remoto.

Devido à sua experiência em informática, o Docente conseguiu desenvolver com facilidade o conteúdo através desse novo cenário acadêmico. Lecionar remotamente exigiu bastante empenho, pois de acordo com ele, é um desafio contínuo manter a dinâmica em aula. O Professor Luiz conta que realizou uma análise dos estudantes e do perfil da universidade. Após diversos testes, adaptou algumas metodologias no primeiro ano de aulas remotas.

“Eu considero que, no ano de 2021, consegui aplicar mais rotineiramente as metodologias que tinha testado e funcionado. Foi um processo intenso”, relata.

“Quando chego ao ambiente acadêmico, também estou como um comunicador. A comunicação traz um preparo muito extenso ao professor”, afirma o docente.

Em seus momentos de descanso e lazer, o professor gosta de praticar Karatê, um hobby que já possuía e exercitava antes mesmo da pandemia, mas que manteve paralisado até receber a dose de reforço da vacina contra a COVID-19 e que após ser vacinado pode enfim retornar à prática. Agora com sua carteira de vacinação em dia, retornou para a Universidade onde leciona as aulas de forma presencial há cerca de três meses.

Durante a pandemia, o docente se aproximou da Yoga, prática que traz melhorias para o corpo e para a mente. Devido à praticidade da Yoga, relata que pôde realizar com facilidade os movimentos em sua residência. Luiz ressalta a importância da atividade física: “A Yoga me salvou nesses momentos de isolamento. O professor exercita muito o mental, precisa ter essa movimentação do corpo”.

O Docente conclui com uma mensagem aos universitários: “Não é todo mundo no Brasil que consegue estudar, a educação ainda é para poucas pessoas. Aqueles que conseguem ter acesso à educação, valorizem isso, aproveitem ao máximo! Somente a educação faz a gente conquistar nossos sonhos”, finaliza.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAAM-FAAM, estagiário AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAAM-FAAM, estagiário AICOM.

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAAM-FAAM, estagiária  AICOM.

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[5] Professora e coordenadora dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.