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O ATENDIMENTO EM AGÊNCIAS DE RELAÇÕES PÚBLICAS E INFLUENCIADORES DIGITAL

Por: Gabriel Alexandre da Silva [1]

 Revisor: Breno de Araujo Silva [2]

Edição: Cleide Silva de Carvalho [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Na noite da quinta-feira (28), o Centro Universitário FMU FIAM| FAAM, recebeu na 6ª Semana de Relações Públicas, as egressas Anna Carolina Romão e Nathalie Gomes, para palestrar sobre experiências em atendimento nas agências de Relações Públicas. Anna, 28 anos, atua na Agência Ideal na conta de Nike. Ela passou por áreas de assessoria de imprensa, sempre com foco em moda e lifestyle. Nathalie, 37 anos, além da formação em Relações Públicas pela Instituição, é MBA em Gestão de Mídias Digitais e Inteligência de Negócios, pela ESPM. Atualmente ela está como Head de Atendimento, na Grapa Digital, agência especializada em marketing de influência.

O evento teve a moderação do professor Marcelo Henrique, além das participações da professora Cristiane Sambugaro e da Coordenadora dos Cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Comunicação Institucional, professora Nicole Morihama.

Anna iniciou sua apresentação, contando um pouco de sua trajetória profissional e atual experiência:

“Hoje, há um ano, estou na Ideal fazendo atendimento e influência para a Nike Brasil. Um case legal que trabalhei foi o da Rayssa Leal. Logo quando ela ganhou a medalha de prata nas Olimpíadas, a gente soltou o vídeo da campanha com ela e eu nunca tive tanto resultado na minha vida, tive mais de 100 resultados, então foi uma campanha que deu muito certo”, relata.

Outro case marcante para Anna, foi o da parceria da Nike com a Casa Florescer. Nesse caso, eles contaram com a participação da atleta Gabriela Guimarães, atleta da Seleção Brasileira de vôlei e medalhista de Prata em Tóquio. Somados a esse, ela conta do  episódio do podcast ‘Podpah’ com o atleta de eSports brTT e da parceria com os canais de futebol ‘Desimpedidos’ e ‘Camisa 21’ , visando a Copa do Mundo.

Nathalie também contou da sua trajetória, relatou um pouco sobre o seu trabalho.

“Hoje, eu estou na Grapa Digital, que é uma Agência de influenciadores digitais e é a fusão de duas agências onde 90% é feita por mulheres, tendo apenas três homens na casa. A gente costuma dizer que somos uma família que está crescendo e hoje temos mais de 60 influenciadores no Casting”, diz e completa. “Atualmente, estou realizando coisas que eu nem sabia que sonhava. Eu até me emociono falando disso porque entrei na faculdade desacreditada de mim mesma. Quando eu entrei, tinha 29 anos. Entrei tarde”, relata a ex-aluna.

Questionadas em como a formação em Relações Públicas ajudou a vida profissional de cada uma delas, elas descrevem:

“Eu sempre achei que RP é um curso que abrange tudo. A gente não se aprofunda, mas aprende o básico. Além de saber um pouquinho da profissão dos outros, a gente aprende a nossa também. Nós sabemos escrever um texto, um artigo, nos comunicar com as pessoas, sabemos coisas de publicidade, propaganda, marketing, entre outros. Então, a gente tem muitas vertentes que a gente pode trabalhar e isso é muito legal”, declarou Anna.

Para Gomes, a condição de se antecipar às tendências é um ponto importante para o profissional da área.

“Relações Públicas veio para organizar tudo que eu tinha meio solto [de conteúdo]. Vejo muito (de Relações Públicas) nesse contato sendo gestora. Você tem que saber dar o feedback, saber falar com qualquer tipo de cliente. Para mim, tem muito de se antecipar as tendências. Eu lembro que na faculdade a gente discutia sobre saúde mental em Divertidamente, que é um assunto muito pautado hoje em dia. A faculdade trouxe um olhar para tudo e de como se antecipar as tendências”, disse.

Motivados pela trajetória de sucesso das egressas, os alunos tiveram curiosidade acerca das dificuldades em ingressar no mercado de trabalho estando recém-formadas.

“A dificuldade foi mostrar que eu sabia o que eu estava fazendo. Eu fui evoluindo conforme as minhas entregas. Meu período de BI (Business Inteligence – Inteligência de Negócio) foi muito bom trabalhar com outras marcas, mas quem confiou em mim foram os meus gerentes. E depois quando eu fui para a Assessoria, meu time de BI queria me matar (risos). Mas eu precisava testar, era o meu momento como estagiária. E quando eu migrei, me identifiquei muito. ” […]

“Hoje, por exemplo, eu tenho muito contato com futebol, que é algo que eu nunca imaginei trabalhar. Então, eu acho que você tem que mostrar e confiar em si mesmo que você sabe fazer. Se você acreditar em si, as outras pessoas vão acreditar também e vão te abrir portas”, finalizou a Anna Carolina.

Lembrada pelo professor Marcelo, Anna concluiu sua graduação com nota máxima e como dica, ela disse aos alunos que o aproveitamento nas aulas deve ser o máximo possível. A interação com os outros colegas e professores, faz toda diferença.

Já para a Nathalie, o cenário foi um pouco diferente.

“O meu maior desafio foi trabalhar com coisas que eu não gostava, porque quando eu saí da faculdade, atendia muita coisa B2B (Business-to-Business, em tradução literal: Negócio para Negócio) e, para mim, é muito chato (risos). Então, o maior desafio foi me encontrar e traçar uma trajetória que eu conseguisse atender coisas que eu gostava. Mas também fui muito afortunada, porque tive gestores que apostaram em mim desde o começo e que me orientaram muito para essa trajetória. Eu não seria ninguém se não tivesse tido esses gestores, que tenho contato até hoje. Nesse mundo da comunicação, você não é ninguém se tiver sozinho. Isso você vai aprender muito na prática. Quem se aprofunda é você, ninguém vai construir uma rede de contatos para você. Você que vai construir”, concluiu.

Nathalie ainda compartilhou um desafio pessoal em sua graduação. No último ano do curso, ela teve que lidar com a perda de sua irmã. Entre as preocupações com o trabalho de conclusão e o misto de sentimentos pela ausência familiar, ela conta que teve uma conversa desafiadora com a professora Nicole Morihama, a ponto de pensar em desistir dos estudos. Orientada a prosseguir no objetivo acadêmico, em memória do ente querido, Nathalie concluiu sua graduação com nota máxima.

O evento foi encerrado com agradecimentos às egressas, por partilharem suas experiências acadêmicas, profissionais e pessoais.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estágio AICOM – editor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM