RP 7

Evento sobre Comunicação Interna e Intercâmbio encerram programação especial da 6ª Semana de Relações Públicas

Por:  Guilherme Bitencourt Sarlo [1]

 Revisor: Breno de Araujo Silva [2]

Edição: Cleide Silva de Carvalho [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

O Centro Universitário FMU FIAM-FAAM recebeu na última noite de sexta-feira (29) a egressa Thalía Bassan, formada em Relações Públicas pela Instituição, com graduação sanduíche* em Ciências da Comunicação pela Universidade Porto, em Portugal. Atualmente cursa Gestão de Negócios, pela USP. A ex aluna atua, hoje, em comunicação interna na empresa brasileira do segmento de químicos e agro, Nitro. Além disso, também atuou no setor de comunicação corporativa de uma das maiores agências de publicidade do país, a Publicis Brasil.

O evento contou com a moderação da professora Rita Ribas, além da participação da Coordenadora dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e CTS Comunicação institucional, profa. Nicole Morihama, da professora Cristiane Sambugaro e do prof. Marcelo Henrique Rodrigues.

Bassan, inicia a palestra compartilhando uma das principais vivência com a Instituição. Ela foi selecionada para um programa de bolsas de intercâmbio, em parceria com uma instituição financeira e recebeu um prêmio internacional, o “Rising Stars in Media Award”[Prêmio de Mídia] em 2020, onde ficou na categoria “Alta Recomendação” de estudantes.

Questionada pelos alunos, o motivo de ter optado pelo curso de RP, Bassan revela que Relações Públicas não foi sua primeira escolha, assim como a maioria de seus colegas à época de faculdade.

Thalia aproveitou o momento para compartilhar conselhos que gostaria de ter recebido há algum tempo para auxiliá-la em seu crescimento pessoal e desenvolvimento profissional.

“Feedback não deve ser temido, nem sempre é negativo e é um direcionamento para sua carreira. Você sempre está sendo observado, então cada trabalho bem feito será lembrado, assim como cada ação negativa. Seja inconformado, busque sempre o melhor”, disse Thalia.

Questionada sobre como é para ela exercer a profissão com tanta responsabilidade, Bassan resume.

“Eu tenho medo e é natural”.  Segundo ela, parte do medo dela vem de que as pessoas de Relações Públicas, que são multitasking [multitarefas], não se sentem especialistas em nada, e se cobram muito por isso, por ‘não serem o melhor em nada’ mesmo fazendo de tudo.

Outra dúvida esclarecida pela egressa foi sobre a experiência quanto ao período de intercâmbio, sobre isso ela Bassan relatou:

“Era outro país, outra realidade no meio de uma pandemia, então amadureci muito como pessoa, e me deixou numa posição de vulnerabilidade no sentido de que, eu tenho que entender mais o que as pessoas passam, eu entendo muito mais coisas que minha mãe me falava, que minha mãe me cobrava. Eu entendo muito mais as pessoas que tem esse sonho de morar fora, de morar sozinha. Então me coloquei numa posição de humildade para entender todo esse contexto, assim eu amadureci muito tanto como pessoa, quanto profissional”, conclui.

O encerramento da semana especial de RP, contou com agradecimentos dos docentes à convidada especial, aos alunos que participaram e interagiram durante as mesas e a Instituição pela organização do projeto.

* Graduação sanduíche é uma modalidade de Curso Superior em que o universitário realiza um período da faculdade fora do país de origem.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estágio AICOM – editor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM