RP 8

EMPREENDORISMO, UM NOVO DESAFIO PARA RELAÇÕES PÚBLICAS

Por:  Guilherme Bitencourt Sarlo [1]

 Revisor: Breno de Araujo Silva [2]

Edição: Cleide Silva de Carvalho [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

O Centro Universitário FMU FIAM-FAAM recebeu na manhã de sexta-feira (29) o egresso Rodrigo de Melo Pereira, 31, formado em Relações Públicas pela Instituição, para um bate papo sobre empreendedorismo. Pereira é sócio-proprietário da empresa Sparkle Comunicações e Branding, sagitariano, movido por aventuras e novos desafios. Enquanto acadêmico, foi representante de turma por mais de 5 semestres. Ele ainda se apresenta como um apaixonado por dança. Ele ainda é instrutor de “Fit Dance”, modalidade da dança que adapta passos de coreografias ao universo fitness.

O evento contou com a moderação da docente Cristiane Sambugaro, além da participação da Profa. Nicole Morihama, que é Coordenadora dos Cursos de Relações Públicas, Jornalismo e CTS Comunicação Institucional.

Rodrigo inicia compartilhando como foi para ele a fase de representante de turma. Já nessa fase, ele cita alguns “exercícios” de Relações Públicas na prática e compartilha dicas valiosas.

“Você vai fazer gestão de crise, vai ter que ter um bom relacionamento com todo mundo, vai ter que ter um jogo de cintura”, e completa “A gestão de crise é como um todo, a pré crise, a crise e o pós, o networking já se inicia durante a faculdade”, relata sobre a experiência adquirida.

Para o profissional da área essas são importantes habilidades a serem desenvolvidas, pois serão desempenhadas no mercado de trabalho.

Rodrigo comentou ainda sobre as dificuldades que ele teve durante a quarentena, ocasionada pela pandemia do novo coronavírus, que impossibilitou a realização de eventos presenciais. Ele revela que quase todos os alunos tinham o sonho de apresentar seu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] na presença de familiares, amigos e a banca. Tinha todo um sentimento envolvido num evento desse porte. Essa frustração, fez com que ele se dedicasse ainda mais ao seu TCC, pois tinha mais tempo para a produção do trabalho.

Como empreendedor, o egresso contou como foi o início dessa etapa.

Durante pandemia, ele foi desligado de seu emprego, realidade de muitos brasileiros na época. Com isso, ele foi em busca de algo novo. Como recém formado, ele não atendia a certos quesitos e características que outros candidatos apresentavam. Isso, somada a escassez de vagas de emprego, fizeram com que Rodrigo tivesse a ideia de abrir uma empresa por contra própria. Para o novo desafio, ele contou com a parceria da amiga e agora sócia, Alessandra Ramos. Juntos fundaram a Sparkle, que na tradução significa “Brilhar”.

 “Já passaram mais de 20 clientes por nossas mãos, a gente tem uma cartela de clientes hoje, desde tudo que vocês possam imaginar [segmentos] , temos dermatologistas, o pessoal que faz harmonização facial, lojas de camiseta de futebol, escola de arte, produtor de eventos, [nós temos ], um universo muito grande de clientes que assim, onde aprendemos muito , buscando sempre melhorar”, relata.

Questionado sobre o propósito da empresa, ele explicou

“O nosso intuito na Sparkle era de ajudar os microempreendedores na pandemia, porque na pandemia fomos obrigados a entrar na era digital, então quem não sabia mexer teve que se reinventar de alguma forma e infelizmente muitos estabelecimentos fecharam por conta isso, porque era tudo muito humanizado e não sabiam mexer com a tecnologia à seu favor”, relata.

 A assessoria da agência conta hoje com serviços de consultoria, cuidados de redes sociais e planejamento estratégico voltados ao interesse do cliente.

Todo o propósito dessa nova fase do egresso, teve como base o aprendizado adquirido durante o período da graduação. Os questionamentos, as trocas de experiências com os docentes, a experiência como representante de turma, sem dúvida, proporcionou ao ex-aluno um caminho de possibilidades e oportunidades que ele soube aproveitar.

O evento foi encerrado com mensagens dos alunos parabenizando o palestrante por sua trajetória e dedicação.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estágio AICOM – editor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM