JO 10

A cobertura de esporte hoje: tendências futuras

Por: Daniel Furtado Lacerda [1]
Revisado por: Guilherme Augusto Lima Faria [2]
Edição por: Cláudia Lima de Oliveira [3]
Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Fechando a semana com chave de ouro, foi realizada a última palestra da Semana Acadêmica de Jornalismo, em comemoração aos 50 anos do Centro Universitário FIAM-FAAM, onde recebemos o aluno egresso Cléber Machado. Atualmente o Jornalista atua como locutor esportivo na Rede Globo. A palestra teve como moderador o professor João Luiz Gago, que conduziu este encontro.

Cléber iniciou seus estudos em 1982, cursando Jornalismo no Centro Universitário FIAM-FAAM, no campus Morumbi. Sua carreira iniciou nas Rádios Bandeirantes e Tupi de São Paulo no final da década de 1970. Na sequência, Cléber passou pela Rádio Globo e TV Gazeta, de onde partiu para a Rede Globo. Atualmente o Jornalista atua como locutor esportivo na TV Globo desde 1988. O palestrante já realizou diversas atividades, especialmente no âmbito do futebol, com coberturas em competições como a Copa do Mundo, Campeonato Brasileiro, Libertadores da América e Campeonato Paulista. Outros eventos que narrou foram: MMA, Voleibol, Fórmula 1, Jogos Olímpicos e a cobertura do Carnaval. Cléber também atua como apresentador no canal fechado SporTV.

O palestrante relata ter trabalhado na função de rádio-escuta, no departamento de esportes na rádio Tupi. Na rádio Bandeirantes, começou como auxiliar e se transferiu para o departamento artístico, praticando a programação da rádio onde imaginava realizar sua carreira, a proximidade com os jornalistas fez com que aprendesse a trabalhar com o jornalismo.

“O jornalista é fundamental para isso: levantar os assuntos, desenvolvê-los e esclarecê-los”, relata Cléber. 

O jornalismo esportivo entrou em sua vida através da Rádio Globo, onde ele insistiu por uma oportunidade com o chefe da equipe do locutor esportivo, Osmar Santos. O jornalista Edson Scatamachia, então o liberou para gravar um boletim esportivo, a partir daí, fez algumas transmissões como repórter. Ao sair da rádio, em 1986, tentou ser Jornalista Esportivo e começou a buscar oportunidades de emprego na área. Em 1990 ingressou como editor e apresentador na Globo de São José dos Campos e, em um curto período, se transferiu para o polo da capital paulista.

Quanto à cobertura de esportes, Cléber relata que, atualmente, existem cerca de 160 profissionais nos departamentos de esportes da Globo em São Paulo, exercendo as mais diversas funções, isso ocorre pois há uma unificação com o site Ge.com, o SporTV e agora, com o streaming, como o Premiere e o Globo Play. “Hoje existe uma diferença fundamental na concepção de um departamento”, diz Cléber.

De acordo com o palestrante, atualmente, a tecnologia mudou radicalmente todo o processo da cobertura esportiva, com a alta agilidade da informação através da captação de imagens em tempo real e o uso de outras plataformas para opinar. O consumidor começou a exigir mais e o profissional de comunicação esportiva continua entregando o que sempre produziu, mas sempre se reinventando. “O avanço tecnológico acaba sendo diretamente ligado à mudança na maneira de cobertura de eventos”, diz o palestrante.

Sobre as tendências futuras no jornalismo, Cléber diz que futuramente o jornalista irá exercer diversas funções, sendo multifuncional: editor de texto, repórter, vídeo repórter, apurador de notícias, produção de pautas, apresentador do telejornal diário, semanal, canal de notícias e esportes. Não existe a possibilidade de exercer somente uma atividade da área, deve-se explorar todas as práticas da profissão. “Fundamental é você não achar que você irá fazer uma coisa”.

O palestrante finaliza a sua fala com agradecimentos:

“Espero ter acrescentado alguma coisa para a formação de vocês, foi uma honra”.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM.

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM.

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM.

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM.

[5] Professora e Coordenadora dos cursos de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM.