PP 7

O Mercado além da agência de Publicidade e Propaganda

Por: Analice Lima [1]

Revisor: Victor Barrelo A. Ferreira [2]

Editora: Beatriz R Macedo [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª Nicole Morihama [5]

Nesta sexta-feira (29) no período matutino, foi realizado o último dia da Semana Acadêmica e contamos com a presença de Guilherme Ortiz, formado em publicidade e propaganda pela FIAM-FIAAM (2016) e atual gerente de marketing na Nissin Food´s. A mesa foi mediada pelo docente Fábio Peliecer, onde trocas de recordações e opiniões resultaram num bate-papo alegre.

Ortiz contou um pouco de sobre os caminhos que percorreu durante sua construção profissional, relembrando um episódio em que foi questionado sobre sua área de atuação dentro da comunicação e sua experiencia prévia com dados e vivência de agências.

Atualmente, o mercado tem buscado e exigido profissionais multidisciplinares, a importância do conhecimento nas diversas áreas da jornada de compras pede por pessoas que saibam analisar e agir dentro das expectativas do consumidor. O avanço tecnológico estimula as variáveis demográficas relacionadas a fatores sociais, que tiveram sua porcentagem na construção do pensamento mercadológico e de consumo: “Quem não inovar e acompanhar as mudanças, vai ficar para trás”, afirma Ortiz.

Em seus exemplos, Guilherme demonstrou perfis de empresas que buscam inovar, expandindo e interagindo com seu público, como: Amazon, Facebook e Netflix, sempre ressaltando habilidades imprescindíveis para uma postura ética e criativa: capacidade de adaptação, persuasão e visão analítica. Essa é a era da informação tecnológica, existem ferramentas criadas para cada situação, vontade e necessidade humana, mais do que já foi necessário, precisamos saber o que pensar e como compartilhar o que pensamos.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo. FMU/FIAM-FAAM