RTV 8

Criação e Produção de Reality Shows

Uma palestra abrangente entre os aspectos que os reality shows afeta, dentre eles os produtores e espectadores

Por Anny Caroline [1]

Edição por Gabriel H. A. Campagnoli [2]

Revisão por Gabriel H. A. Campagnoli[3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Prof. Nicole Morihama [5]

Encerrando a sequência de palestras da Semana da Acadêmica do curso de Rádio e TV, em comemoração aos 50 anos do Centro Universitário FMU FIAM FAAM, ocorreu na última sexta-feira do mês (29) palestra sobre a criação e produção de Reality Shows.

A palestra foi ministrada pela convidada Chica Floresta, diretora de televisão há mais de 20 anos em reality shows dente eles: Top Chef Brasil, De Férias Com o Ex, A fuga, Power Couple e a Fazenda. Acompanhada pelos professores doutores Sancler Ebert, Isabella Goulart, Thiago Venanzoni e Bruno Casalotti.

A palestra foi transmitida simultaneamente ao vivo na Rádio FIAM FAAM e através do canal do YouTube da FMU TV, contando com a participação direta dos alunos e professores.

Afirma Chica Floresta, “Eu acho que o reality tem essa característica de você gostando ou não, ele tem um engajamento incrível, cada vez maior, pela sua propagação em outros meios de comunicação, tendo uma diferença marcante entre os programas de antigamente e os atuais, sendo um novo jeito de assistir e de fazer – sendo uma fórmula infalível, pois envolve outra realidade humana, lidando diariamente com os conflitos sem mediação”, assim, complementa sobre a diferença entre a estreia de um programa e agora, nos meios digitais, “No começo ninguém sabia fazer um reality, montando uma equipe de diversos profissionais sem experiência, atualmente temos um time qualificado, sendo cada um responsável por um conteúdo específico, diferente de qualquer programa, pois envolve a tecnologia e pessoas ao vivo, sendo um trabalho coletivo entre a produção”.

Explicando Chica Floresta em sua fala a dinâmica do programa, que conta com acontecimentos inesperados que fazer a produção montar de uma forma diferente o que já estava programado. Além de ter uma comparação presente entre as temporadas, “Com a propagação das redes, tendo uma votação em ponderada, tendo o efeito do ódio ou amor extremo que está realidade desperta na audiência”.

Em virtude da estrutura de novela presente no Brasil Chica Floresta assenta “Tendo uma cultura estrutural de novela, o telespectador procurando o bom e o mal, tendo essa necessidade entre classificar os participantes, como o Arthur Aguiar que é a vítima e a Carol Conká que é a vila”.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM– repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM– editor

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM– revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios – AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo – FMU/FIAM-FAAM