O trabalho do profissional de Relações Públicas e o posicionamento das marcas nas redes sociais
Por: Pedro Brum De Souza Roman [1]
Revisor: Breno de Araujo Silva [2]
Edição: Cleide Silva de Carvalho [3]
Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
Como parte das comemorações dos 50 anos do Centro Universitário FMU FIAM-FAAM, a 6ª edição da Semana de Comunicação de Relações Públicas recebeu na manhã de quarta-feira (27), a egressa Júlia Miranda, para discutir o papel do Relações Públicas no Planejamento Estratégico de Redes Sociais. Com foco na empregabilidade, Julia compartilhou suas experiências e seus cases de sucesso. Com apenas 25 anos, Miranda soma à sua formação acadêmica o curso de Marketing, também concluído na Instituição. Hoje ela é analista responsável pela conta da empresa Seara, na agência destaque no ranking publicitário, a WMCCANN.
A moderação do evento teve a participação do docente professor Marcelo Henrique, além da presença da coordenadora auxiliar do curso, professora Cristiane Sambugaro.
Não à toa, a egressa recebeu o convite para integrar uma das mesas da semana especial. Durante sua graduação, Julia venceu outros desafios. Ela se tornou mãe no segundo ano de curso e, com a nova fase e responsabilidades, uma opção era trancar a graduação. Mas não para Julia, ela fez questão de incluir essa fase em sua apresentação, destacando seus agradecimentos e a importância do apoio da Instituição e, em especial, dos docentes Marcelo e Cristiane, que a ajudaram prosseguir na busca por seus objetivos.
Júlia inicia sua apresentação contando sua trajetória profissional e o que a motivou a escolher o curso de Relações Públicas. Para ela, o profissional desse segmento tem a flexibilidade de transitar entre áreas a fim de encontrar a melhor estratégia para se trabalhar o conceito das marcas e a comunicação com o seu público.
“Eu diria que Relações Públicas é ser um profissional totalmente plus. Um profissional que pode variar de área, um profissional que tem uma visão 360 de um planejamento”, disse.
Das experiências profissionais, a convidada, que fez parte do quadro de colaboradores da empresa Salon Line, tem orgulho de ter sido responsável pelo posicionamento da marca na rede LinkedIn. Apostando na assessoria de imprensa, publicando de eventos a premiações, Miranda conquistou 30 mil seguidores para a marca.
“Para nós, o Relações Públicas, é uma rede [LinkedIn] para a gente conseguir aproveitar os momentos da marca. Falar do endomarketing, mostrar quem é a marca, trabalhar muito forte a comunicação institucional”, destaca.
Outro case de sucesso de Miranda foi em uma empresa do ramo contábil. Nessa experiência, ela contribuiu para que a empresa se tornasse referência na atividade, recebendo, inclusive, convites de outros estados para realizar mentorias na área de Marketing, voltado ao setor.
Ela observou ainda algumas diferenças entre o trabalho em empresas e o trabalho em agências de publicidade. Segundo ela, nas agências os processos são mais rápidos, precisa estar atento às mudanças que o mercado exige. Para isso, é fundamental que existam planejamentos, a fim de encontrar a melhor estratégia para reverter ou executar uma nova ação das marcas.
Sobre empregabilidade, o domínio da área, a especialização no ramo de atividade, o autoconhecimento de seus pontos fortes, traçar meta de empresa que quer trabalhar, acreditar em si, foram dicas que Miranda deixou para os futuros colegas de profissão.
Julia encerrou sua participação agradecendo o convite do FMU FIAM| FAAM e se colocou à disposição para o esclarecimento das dúvidas acerca do tema apresentado por ela.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estágio AICOM – editor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM