RTV 7

Palestra com ex-alunos em comemoração aos 50 anos do FIAM-FAAM

Mesa com ex-alunos e conversa sobre fim da graduação, entrada no mercado de trabalho, dificuldades, aprendizados e dicas para os estudantes

Por Manuella Sanches[1]

Edição por Gabriel H. A. Campagnoli [2]

Revisão Gabriel H. A. Campagnoli [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Na última quarta-feira (27), na Semana da Acadêmica, em comemoração aos 50 anos do Centro Universitário FMU FIAM FAAM, ex-alunos da instituição foram convidados para contar sobre suas trajetórias enquanto estudantes e de suas carreiras profissionais no mercado de trabalho e todos os desafios na construção da carreira. Com apresentação dos participantes feita pelo professor Thiago Siqueira, mediação da professora Natália Guimarães, e participação da professora Isabella Goulart que conhece os ex-alunos e contou sobre ter auxiliado alguns com TCC (trabalho de conclusão de curso) dar aula para alguns no começo do semestre e tê-los como ex-alunos, amigos e colegas.

Os ex-alunos convidados são formados em diferentes áreas da comunicação. Bruno Maciel, formado em Produção Audiovisual; Ariela Souza, Formada em Rádio e TV e operadora de videografismo; Bruno Gabai, formado em Rádio e TV, atualmente especializado em produção; Julio Mello, produtor audiovisual e Stefany Gomes, formada em audiovisual e atualmente estudante de filosofia na USP (Universidade de São Paulo). Todos puderam contar um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional.

A operadora de videografismo, Ariela, pôde contar como iniciou sua carreira em um estágio na TV Bandeirantes e atualmente ocupa cargo na TV Globo, “Foi incrível, passei por várias áreas, parecia uma universidade, tive possibilidade de fazer muitas coisas. Trabalhei como estagiária de produção em vários programas e aprendi e conheci muitas pessoas.” dando a palavra para o Produtor Audiovisual, Bruno Gabai, se formou em 2020 no ano que teve início a pandemia de covid-19, e contou que foi difícil pela mudança presencial online, ingressou no SBT, foi desligado e retornou por indicação de colegas e afirmou “Contatos me ajudaram e em março de 2021 voltei ao focalizando como roteirista e produtor, então atualmente trabalho escrevendo roteiro de fofocas, o que para mim é muito divertido, gosto de falar sobre esse assunto para um público mais velho ou para a minha idade, então hoje o meu emprego e minhas oportunidades além do esforço vem da indicação de contatos, pois o audiovisual é do tamanho de um ovo, ter um nome reconhecido e ser indicado é algo muito importante”, contou a ex-aluna.

Júlio Mello contou que começou sua trajetória em 2011, quando decidiu que queria trabalhar com audiovisual, então começou fazer curso de cinema e um segundo de edição. Começou o investimento somente em cursos de especialização e não no ensino superior. “Para você entrar na área não basta ter as competências suficientes, a indicação é muito importante”, contou Júlio ao falar que pelos sites de agenciamento de emprego que procura vagas na área. Começou sua carreira em uma produtora pequena e conseguiu trabalhos com grandes marcas como A FOX e conseguiu participação na produção de grandes plataformas de streaming como a HBO. 

Dando continuidade, a aluna de Filosofia na USP, Stefany, contou que atualmente trabalha com cinema e desde o primeiro ano da sua primeira graduação procurava fazer projetos independentes.”Acho que eles são muito válidos, principalmente para quem quer entrar no mercado como diretor ou roteirista, que era e continua sendo meu foco.” A ex-aluna também contou quando entrou na segunda graduação e começou enviar currículos para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. “Quando passei na segunda faculdade, comecei a mandar meu currículo para várias empresas diferentes. Comecei em uma produtora como estagiária geral e tive o contato com todas as áreas e aprendi mais sobre o cinema nacional”, comentou Stefany.

Seguindo para o encerramento da palestra, o produtor audiovisual, Bruno Maciel, que foi bolsista pelo PROUNI, conta que a época da faculdade foi de grande aprendizado, mas quando se deparou com o mercado de trabalho, pensou em até desistir da áres pois era muito fechado, “ir da área, pois era muito fechado, mas desde a infância sonhava com isso. E contou “ Não desisti pois aquilo estava no meu coração desde criança, então implantei minha profissão no bairro onde eu moro. Comecei um projeto chamado ‘Tomada periférica’ um curta metragem desenvolvido com dez reais e com esse curta ganhamos festivais, viramos matérias na internet, fomos convidados para palestrar em eventos. Virou um longa ,metragem que foi levado ao cinema chamado ‘Dois Conto’, e foi um grande sucesso e aprendizado”, algo muito importante citado pelo Bruno é que ele foi até o mercado e o mercado não o atendeu então ele fez com que o mercado chegasse até ele, além de inserir jovens da periferia em projetos que na maioria das vezes eles não possuem acesso.

Dessa forma a palestra foi encerrada pela Professora Natália com muitos agradecimentos aos ex-alunos(as) por toda a bagagem que trouxeram, a experiência, e como seus relatos podem influenciar na vida de atuais estudantes do centro universitário FMU FIAM-FAAM. Reconhecer essas histórias e obter as dicas e conselhos tem e sempre serão muito abrangentes na vida dos universitários para saberem a amplitude do mercado de trabalho, dos seus desafios e do esforço que se deve ter para chegar a onde se almeja.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM