A EXPERIÊNCIA DO EMPREENDEDORISMO PARA O PROFISSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS

Por:  Pedro Brum De Souza Roman [1]

 Revisor: Breno de Araujo Silva [2]

Edição: Cleide Silva de Carvalho [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Na noite da última quarta-feira (27), a 6ª Semana de Relações Públicas recebeu a egressa, Luli Liebert, para compartilhar com os alunos da Instituição suas experiências como empreendedora, relações públicas e jornalista.  Ela foi acadêmica da Instituição nas graduações de Jornalismo e Relações Públicas e soma as especializações em Comunicação Corporativa pela FGV e de Mídias Digitais, na Escola São Paulo. Em sua trajetória profissional, a convidada conta com ampla experiência em agências de publicidade e no cenário do empreendedorismo. Liebert é proprietária e diretora da Lado C, agência de comunicação e relações públicas.

Confira a seguir os destaques desse encontro, que contou com moderação da professora Cristiane Sambugaro, a participação do professor Marcelo Henrique e da Coordenadora dos Cursos de Relações Públicas, Jornalismo e Comunicação Institucional, professora Nicole Morihama.

Na abertura da apresentação, a empreendedora contou que no início de sua carreira não concordava com as formas nos quais seus antigos líderes lidavam com os clientes. “Falar mal pelas costas do cliente, e quando está de frente a ele só falar coisas boas dele”, justifica.

Por não se identificar com o formato dessas relações, ela conta que isso fez com que ela decidisse empreender por conta própria, a fim de tentar trabalhar do jeito que acreditava ser correto e gostava.

Nessa primeira fase, ela conta que teve que resgatar o que havia aprendido e entendido na faculdade; as “falas” dos professores e dos ensinamentos que eles compartilharam com ela, por terem sido uma importante base.

Além do que aprendeu na faculdade, a empresária também aponta alguns aprendizados que teve em oito anos de empreendedorismo, dos quais ela descreve que aprendeu “na marra”.

“Cuidem da imagem de vocês e tomem cuidado com isso, ninguém vai querer ir em um dentista onde o próprio dentista tem os dentes feios”, destaca.

Segundo Liebert, um dos principais pontos para poder empreender é focar em como nos posicionamos, planejamos e nos relacionamos com as demandas.  “O saber dizer ‘não’ para mim é tão importante quanto o ‘claro que eu te ajudo’”, afirma. Sobre isso, ela se refere a sabermos seguir um roteiro onde se estabeleçam metas e prioridades.

Como outra dica importante, a palestrante aconselha sempre ter um advogado e um contador como parceiros, pois eles são caracterizados como essenciais na vida de um empresário ou empreendedor.

A egressa se demonstrou muito solícita em compartilhar suas experiências com os estudantes. Seu último case de sucesso, foi uma experiência que surpreendeu os estudantes. Uma nota de falecimento produzida por ela, acabou viralizando nos principais veículos de comunicação como o jornal Estadão, revista Veja, CNN, GQ, entre outros.

A nota citada refere-se ao produtor de audiovisual, Rafael Kent, morto no último 22 de abril. Kent é um importante nome do cenário audiovisual no país e era cliente e amigo de Liebert. Dessa relação, ela compartilhou o episódio com carinho e pesar.

O bate papo foi finalizado com agradecimentos aos alunos e ao FMU FIAM| FAAM, pelo convite e oportunidade.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estágio AICOM – editor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM