Por: Alessandro dos Santos da Conceição [1]
Revisor: Breno de Araujo Silva [2]
Edição: Cleide Silva de Carvalho [3]
Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]
Para debater com alunos sobre experiências no setor de Comunicação Internacional, o Centro Universitário FMU FIAM| FAAM recebeu na noite de terça-feira (26) a egressa bacharelada em Relações Públicas, Liliane de Mello. A convidada especial soma ao seu currículo, especialização em Marketing certificado com MBA pela Universidade de São Paulo – USP e pós graduação em Gestão de Marketing Internacional pela MIB – Massachusetts Institute of Business. Mello ainda se apresentou como uma apaixonada por viagens, arte e cultura. Hoje, ela é responsável pela Comunicação 360 e Marketing de operações do México e mais seis países da América Latina, pelo Grupo Hinode.
O evento contou com a moderação do professor Marcelo Henrique, da disciplina de Relações Públicas, além da participação da Prof.ª. Nicole Morihama, Coordenadora dos cursos de Relações Públicas, Jornalismo e CTS comunicação Institucional.
Um dos desafios para qualquer profissional do mercado de trabalho é se adaptar a novas culturas, idiomas e costumes que não sejam os seus nativos. Uma das experiências profissionais que Liliane quis compartilhar foi exatamente em uma das campanhas [do Grupo Hinode], onde ela teve que traduzir uma frase do idioma peruano para colombiano, e acabou cometendo um erro de conotação. Ela conta como isso foi impactante e aconselhou.
“O quão grande foi essa oportunidade, eu não tinha me formado ainda, não falava os idiomas, embora seja primordial. Mas como o mercado precisa de pessoas que olhem com cuidado e atenção, então aproveitem esse momento quando forem fazer os trabalhos, olhem com carinho para ver se é realmente aquilo que você quer dizer, porque a vida vai ficar mais fácil se vocês já possuírem esse olhar, e eu fui muito criteriosa com isso depois que ocorreu”, relata.
A Comunicação Institucional e Internacional envolvem muitos fatores, tais como a cultura, símbolo, processos de pensamentos, rituais, valores e crenças, devemos pensar em tudo isso quando formos fazer essa comunicação com outro país. Sobre isso, Liliane trouxe a seguinte orientação.
“A gente precisa ter esses cuidados de ‘será que o que eu estou dizendo fere a cultura dessa pessoa, fere as crenças do país que eu estou conversando? ’. Perceba que tudo o que eu estou dizendo você já precisa pensar para fazer uma comunicação nacional, então a gente vai ter o mesmo cuidado quando for fazer a comunicação internacional”, disse.
Se aproximando ao fim do evento, a Comunicação Institucional e Internacional possui algumas técnicas, como por exemplo, o domínio do idioma local, ter uma equipe ou agência local. E Mello acrescenta falando sobre alguns comportamentos necessários:
“Então, a atitude é para fazer? Vai lá e faz, se joga porque é importante, a empatia com a cultura local, isso praticamente com tudo, visão 360° é muito importante, não se apegar a uma única coisa e é preciso ter muita atenção aos detalhes, uma cor, uma palavra pode mudar tudo”, concluiu seu raciocínio.
Por fim, o professor Marcelo Henrique abriu espaço para que os alunos e professores presentes pudessem interagir com a convidada.
Liliane encerrou a palestra agradecendo o convite da Instituição, exaltando sua participação em compartilhar um pouco de suas vivências e se colocou à disposição dos futuros colegas de profissão para dicas e novas conexões.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estágio AICOM – editor
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM