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Como se comportar monitorando e analisando jornadas de compras?

Por: Beatriz R Macedo [1]

Revisor: Victor Barrelo A. Ferreira [2]

Editora: Beatriz R Macedo [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª Nicole Morihama [5]

Durante o terceiro dia da Semana de Comunicação realizada pela FIAM-FAAM, em homenagem aos 50 anos do Complexo Educacional FMU, aconteceram diversos encontros interessantes, entre eles o bate-papo com a Mestre em Ciências da Comunicação (UNIP), professora e palestrante, Claudia Regina Bouman. O encontro foi ministrado pela, professora, Edilaine de Oliveira Boff, e teve como tema o comportamento do consumidor e formas de monitorar e engajar essas relações com os produtos das empresas.

 No meio de suas ressalvas sobre a constante mutação do mercado, Bouman perpassou sobre os diversos ciclos de vida do consumidor, que levam a diferentes necessidades e escolhas de produtos, que podem ser fruto de gatilhos da comunicação e sua presença na jornada de compras. Entre os métodos de monitoramento citados, além da gama de pesquisas qualitativas e quantitativas, também existem o monitoramento das interações digitais, seja por memes ou menções nas redes digitais, mais conhecidos como etnografia.

Quando questionada sobre o limite de invasão de privacidade com o uso da etnografia no ambiente digital, Bouman disse: “Não podemos de forma alguma expor as pessoas, é importante ter essa preocupação. Devemos pedir permissão para monitorar esses espaços, sempre nos identificando e seguindo os aspectos éticos dessa ação.”

            Pensando na influência no comportamento, – incluindo também o User Experience nesse processo, – foram apresentados 6 vieses: análises heurísticas, o poder do agora, a confirmação social, o viés da escassez, o viés de autoridade e o poder do gratuito, esses, que são frequentes e padrões na arte de estimular o desejo, e trilhar o caminho até a compra. Por último, Bouman afirmou que é necessário estar sempre alinhado com as tendências, para melhorar a comunicação com os consumidores, protegendo o próprio mercado.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo. FMU/FIAM-FAAM