JO 5

Revisado por Guilherme Augusto Faria [2]

Edição por Cláudia Lima [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Na manhã do dia 27 de abril, seguimos com as palestras no terceiro dia da Semana de Jornalismo em homenagem aos 50 anos da Universidade FIAM FAAM.

Contamos com a ilustre presença do aluno egresso Ricardo Nonato, graduado em Jornalismo no ano de 1991 pela Universidade FIAM FAAM, que hoje atua como Assessor de comunicação no Tribunal de Justiça Militar de São Paulo (TJMSP). O evento foi moderado pelo Professor Wiliam Pianco.

O palestrante possui experiências em comunicação organizacional, prática em gerenciamento de crises, assessoria de imprensa, mídia trainning e relações institucionais para empresas públicas e privadas, dentre elas a Assembléia legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), Faculdades Metropolitanas unidas (FMU), S/A Llorente & Cuenca e Consórcio Voa São Paulo. Também obteve experiência atuando como Radialista em 1987, cobrindo equipes do interior paulista.

Ricardo Nonato iniciou a palestra relatando um pouco da sua história na instituição FIAM FAAM, onde foi discente no campus Morumbi, mediante a inexistência de outros núcleos de jornalismo nas demais regiões. O Jornalista relata que a Assessoria de imprensa passou á fazer parte de sua trajetória de vida á partir do ano de 1991.

“Desde que comecei no rádio em meados de 1987 no interior de São Paulo, comecei a perceber o trabalho da assessoria de imprensa, em ambientes como nas Prefeituras ou em clubes de futebol do interior”.

Sobre as vertentes, o palestrante narra que havia um crescimento no dia a dia, “existia a questão da divulgação por meio de releases, mas com o tempo foi se expandindo e atualmente encontra-se um vasto espaço para a informação e propagação de noticias”, também afirma que a comunicação é uma ferramenta de gestão para todas as empresas e órgãos públicos. O trabalho de assessor de imprensa é fazer com que a empresa seja reconhecida sem precisar gastar verba publicitária, apenas a quantia que os somos remunerados, assim como os profissionais através do nosso contrato.

“É importante o estudante perceber que ele é uma ferramenta importante para a empresa. Sem comunicação a empresa não progride”.

O Jornalista fala sobre as perspectivas na área, que são ligadas ao trabalho como profissional, o desempenho necessário para mostrar que a sua ação é essencial no gerenciamento de uma empresa e também ressalta que apesar de todo o seu campo organizacional, deve haver um diretor de comunicação, alguém que faça a função de reconhecimento da empresa em relações públicas e no mercado político.

Ricardo Nonato reflete quanto à forma de escrita das palavras usadas para o profissional de assessoria de imprensa e analisa que toda instituição está inserida na comunicação e ela valida uma série de fatores.

“Deixo como exemplo, um profissional de super mercado que ao tratar alguém mal, irá dar trabalho para a assessoria de imprensa que terá que solucionar o problema”.

Quanto aos passos para ser um assessor, o mesmo aconselha a busca por assessorias e retrata positividade afirmando que mercado é bem extenso, pois existe a opção de ingressar na área através de estágios. Aos interessados na área o Jornalista afirma, “nesse momento todo esforço é válido, aproveite sua juventude e se esforce, demonstre sua vontade de estar atuando na área”.

“A diversidade surge como aprendizado, aproveite para aprender mais”.

Ricardo Nonato ressalta a importância do profissional de mídia training, auxiliando e direcionando os funcionários da empresa para uma melhor comunicação, estabelecendo-a não somente com os clientes, mas com seus colegas de trabalho.

O mesmo concluI a palestra com um agradecimento e convite:

“Agradeço aos docentes e discentes pelo espaço, espero encontrá-los de forma presencial em breve. Fiquem à vontade para conhecer o Tribunal de Justiça, será uma honra recebê-los. Acho importante essa troca de experiência”.

[1] Aluno de curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiária AICOM

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM