RTV 5

Ano do Podcast no Brasil? Palestra na Semana da Comunicação responde esta e outras perguntas relacionadas ao tema

Palestra ministrada por apresentadores de podcasts debate o boom dos podcast no Brasil e os desafios para iniciar a carreira nesse mercado

Por Matheus Vilas Bôas[1]

Edição por Gabriel H. A. Campagnoli [2]

Revisão Gabriel H. A. Campagnoli [3]

Supervisão de Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Dando continuidade a sequências de palestras na semana da comunicação, na terça feira (26), foi ministrada pelo jornalista radialista e apresentador do podcast “Primeiro Café”, Lucas Rohan, junto com Jéssica Almeida e Vinicius Luiz, jornalistas pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e apresentadores do podcast “Pode Avesso Podcasts”, a palestra “A produção de Podcasts na atualidade: Problemas e Desafios. A palestra contou com a participação de alunos e professores do curso de Rádio e TV e foi transmitida pela Rádio FIAM FAAM e pelo canal da FMU TV no YouTube.

            Durante muitos anos se falou que era o ano do podcast no Brasil, e por fim, parece que esse formato finalmente tomou popularidade no país, e esse foi o primeiro questionamento feito durante a palestra. Segundo Lucas, os podcasts é uma parte fixa do radiojornalismo e veio para ficar, e a procura dos grandes produtores, faz com que esse formato se torne uma realidade e não apenas uma “onda”.

Já para Vinicius, já vem sendo a algum tempo o ano do podcast, mesmo assim parece que no Brasil não houve, no começo uma sustentabilidade financeira comparada com os programas realizados nos Estados Unidos, onde existe um grande mercado para esse tipo de programas e rodas de conversas.

Jéssica também pode contribuir sobre os podcasts no Brasil e para a apresentadora, o cenário vem se expandindo no Brasil e cada ano que se passa há movimentos importantes no mundo dos podcasts e a entrada de empresas como Spotify ajuda isso acontecer cada vez mais. A jornalista acrescenta que por mais que tenha se tornado popular, o formato ainda não está consolidado no cenário nacional.

Muitas pessoas, amantes ou não dos podcasts tem curiosidades em saber como se prepara pautas para a gravação e realização de um episódio de podcast. Jéssica conta que para a primeira temporada do programa que apresenta ao lado de Vinicius, teve que ler muito sobre o tema escolhido, além de passar horas entrevistando diversos convidados relacionados com o tema, para assim poder montar um esqueleto do que haveria em cada episódio. “Foram cerca de três meses de pesquisa até chegar em um roteiro definitivo, além de ter que pensar em passagem sonares para tentar agradar o ouvinte”, contou Jéssica sobre o início do programa.

Segundo Vinicius além da leitura de livros, entrevistas com nomes especializados, os apresentadores recorreram a ferramentas acadêmicas como Google Acadêmico, Lattes e a biblioteca nacional para encontrar revistas e jornais antigos. Também teve a realização de entrevistas com pesquisadores para buscar uma direção.

Para Lucas, para iniciar uma carreira como podcaster, ou criador de podcasts, o que deve ser feito primeiro é escolher o seu projeto, algo em que você se sinta confortável e irá gostar mais de fazer para não deixar de fora sua essência como criador e apresentador.

Vinicius ressalta também que no início teve problemas com a plataforma agregadora de podcast, Spotify, pois segundo o apresentador, as normas da empresa são seletivas e privilegia as produções próprias, algo que afeta o produtor independente que não consegue fazer que seu produto seja consumido por mais pessoas fora do seu nicho pessoal.

Além da pesquisa para criar um ótimo roteiro e não cansar o ouvinte, da escolha de um tema que goste para o sucesso de um podcast é necessário que tenham equipamentos técnicos, como microfones, de qualidade para a captura do áudio. “Com o avanço das tecnologias, tem sido cada vez mais fácil se conseguir áudios ‘limpos’ e isso é muito importante para os ouvidos de quem escuta um episódio. Ninguém merece ouvir um som com baixa qualidade sonora. Um dos meus maiores motivos de orgulho foi quando recebi um elogio de um amigo sobre o som do meu podcasts”, conta Lucas.

Com a boom dos podcasts no Brasil, outro formato que ganhou popularidade no país foram os videoscasts, ou seja, gravados num estúdio de podcast, mas com câmeras e esse tipo de gravação não agradam todos os amantes do podcast, que o caso de Lucas. “Prefiro os gravados só com som assim pode brincar com a imaginação dos ouvintes”, diz o radialista.             Ao encerrar a palestra, Lucas deu a última dica para quem deseja iniciar um podcast “O iniciante tem que focar no produto, fazer dele o seu melhor, e depois pensar em meios para divulgar o mesmo”, concluiu o radialista.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – editor

[3] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiários AICOM – revisor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM