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Estratégias para criar um UX assertivo de maneira gradual

Por: Analice Lima [1]

Revisor: Victor Barrelo A. Ferreira [2]

Editora: Beatriz Macedo [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª Nicole Morihama [5]

Na manhã desta terça-feira (26) em continuidade a programação especial da Semana de Comunicação da FIAM-FAAM, a convidada Gabriela Rodrigues Salomão falou sobre “UX: Como compreendê-lo”. Gabriela é formada em Administração com ênfase em marketing, em Tecnologia da Informação e possui Master’s Degree em Conhecimento e Inovação.

O encontro foi mediado pela docente de comunicação Gloria Tenório. A palestra foi realizada com apresentações sobre UX (User Experience), ou seja, a experiência do usuário, algo subjetivo e que tem influencia sobre as decisões diante dos produtos oferecidos pelas empresas e UI (User Interface) a interface do usuário, algo mais objetivo.

As comparações e diferenças apresentadas na palestra sobre esses termos, sendo o UI  a parte física e o UXa parte emocional mostram como essas partes são complementares. Gabriela falou sobre a importância de destacar as informações, ter conhecimento de dados e assim contribuir na formação de decisão de seus clientes, buscando um resultado de pesquisa, criação, avaliação e de efetivação do produto oferecido pela empresa em questão.

O teste de usabilidade é muito importante para o acompanhamento de como o público utiliza e de como está lidando, gostando ou não do produto, além de pautar o olhar analítico, de estratégia e de informação, faz parte do processo de pesquisar, anotar e mapear as opiniões.

Durante a conversa, a palestrante apresentou métodos e empresas como a “Nubank”, explicando as ideias de marketing e como as suas estratégias são atrativas e interativas com os usuários, assim como outros exemplos de aplicativos e empresas. Hoje o acesso à informação é rápido e fácil e com isso é possível avaliar e desenvolver pesquisas que atinjam resultados inovadores.

“Informação gera conhecimento e que leva a tomada de decisão” afirmou Gabriela Rodrigues.

Por ultimo, mas não menos importante, destacou sobre a diferença e a compatibilidade das pesquisas qualitativas e quantitativas diante do UX, intensificando que, como comunicadores é importante explorar os dados e informações para a construção da estratégia das empresas e produtos e assim manter seus clientes e boas relações, além da analise e garantia de um trabalho construído em conjunto com e para o usuário.

[1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Pública e Jornalismo. FMU/FIAM-FAAM