Por: Wladimir de Oliveira Campos Neto [1]
Revisor: Victor Barrelo A. Ferreira [2]
Editora: Beatriz Macedo [3]
Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª Nicole Morihama [5]
Nessa terça-feira (26) aconteceu o segundo dia da Semana de Comunicação da FIAM-FAAM e PP Week. Pela noite, contamos com presença de Tuka Rossatti, especialista em marketing e comunicação digital, formada em Letras pela Universidade da Cidade de São Paulo (UNICID), que atua na área de Publicidade e Propaganda. A palestrante abordou como Soft Skills são essenciais nos projetos de transformação pessoal dentro e fora do campo da comunicação em um bate papo com o mediador e professor Carlos Eduardo Dezan Scopinho.
Rossatti ressaltou a importância das Soft Skills para os trabalhadores, na conquista de uma vida longa e saudável dentro do ambiente de trabalho, citando exemplos e diferenças entre Soft Skills e Hard Skills.
Soft skills, no português, são o que chamamos de habilidades interpessoais, nossas características enquanto seres humanos sociais, que hoje em dia começam a ser entendidas como uma percepção de talento, traços pelos quais somos lembrados em nossas relações profissionais.
Exemplo comuns são: controle das emoções, postura colaborativa, comunicação eficiente e positividade, – aspectos importantes para os atuantes em Comunicação, como: resiliência, inteligência emocional, negociação e pensamento crítico-. Diferenciando as Soft Skills das Hard Skills, temos um conceito mais técnico, relacionado á nossa capacidade de aprendizado e execução, podendo ser entendida como nossa bagagem de conhecimento.
A palestrante explicou o porquê o termo voltou a estar em alta e ter relevância, ‘‘Quando falamos sobre o mercado de trabalho que tem como cenário três pontos que são metodologias de trabalhos ágeis, foco no consumidor e uma gestão humanizada, ao juntar essas 3 coisas o mercado de trabalho vê que só mexer no Excel ou montar um Power Point não serve, pois essas são Hard Skills, não são elas que vão fazer que você seja capaz de se manter em um time’’, afirmou Tuka.
Ela falou também sobre a transformação digital e a relação com o trabalho, que acontece em três grandes âmbitos, sendo eles a inovação -que modifica e atualiza as interações com o usuário -, os processos que facilitam a criação de estratégias que visam agregar mais qualidade e segurança para as empresas e as pessoas que são profissionais dinâmicos, capacitados e com amplo entendimento das várias tecnologias. ‘‘Essa trinca vai mudar toda a história e vai obrigatoriamente fazer com que, nós, profissionais de Comunicação tenhamos muito espaço dentro desse contexto, porque conseguimos desenvolver habilidades multidisciplinares’’, concluiu a profissional.
Tuka também citou alguma de suas experiências, onde teve a oportunidade de atuar e entender sobre diversos campos, aprimorando a sua capacidade de compreensão sobre outras realidades do mercado de trabalho, reafirmando que isso faz parte de todas as transformações que seguem acontecendo dentro dos ambientes profissionais.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo. FMU/FIAM-FAAM