RP 3

A IMPORTÂNCIA DO CONRERP PARA O PROFSSIONAL DE RELAÇÕES PÚBLICAS

Na 6ª edição da Semana de Relações Públicas, debate sobre a atuação da autarquia trouxe esclarecimentos à Comunidade Acadêmica.

Por: Alessandro dos Santos da Conceição [1]

 Revisor: Breno de Araujo Silva [2]

Edição: Cleide Silva de Carvalho [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

O Centro Universitário FMU FIAM|FIAAM, recebeu na manhã de terça-feira (26), o discente da Instituição, Arthur Braga, graduando do 5° semestre de Relações Públicas. Braga, que também é formado em Artes Cênicas e Turismo, participou do evento como estagiário representante do Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas, o CONRERP. O evento teve como objetivo apresentar a importância do órgão na regulamentação do profissional da área.

O evento contou a moderação da professora Mônica Marques, da disciplina de Comunicação Públicas, além da participação da professora Cristiane Sambugaro e da Coordenadora dos Cursos de Relações Públicas, Jornalismo e CTS Comunicação Institucional, prof.ª. Nicole Morihama.

O CONRERP é uma autarquia que tem por finalidade regular a profissão de Relações Públicas, nos estados de São Paulo e Paraná.

Sobre a atuação do órgão, Braga explicou sobre sua funcionalidade.

“O nosso Conselho busca o respeito e a valorização do profissional a partir da educação do exercício da atividade de Relações Públicas e do envolvimento da categoria, por meio da execução da função principal do Conselho que é coordenar, fiscalizar e disciplinar o exercício da profissão”, esclareceu.

O convidado complementou, ainda, quanto a finalidade e benefícios do Conselho.

“O nosso Conselho tem a finalidade de proteger a sociedade de profissionais sem qualificação e assegurar a imagem do profissional ou daqueles que estão ocupando o lugar de Relações Públicas sem ter as competências e habilidades desenvolvidas no período de estudos”, completou Braga.

Para gerar aproximação dos acadêmicos com o CONRERP, foi desenvolvido o projeto “RP Embaixador”, que consiste na atuação de alunos como um elo entre as Faculdades de Relações Públicas e o Conselho, focando o debate de pautas sobre ética na profissão, regulamentação da jornada, atuação e valorização do profissional. 

 “Uma das nossas missões enquanto embaixador é de deixar cada vez mais claro a todos estudantes da importância de ser registrado, de ter o seu vínculo ao Conselho, de você ser respaldado e ser um profissional ético”, disse o convidado.

Braga apresentou que uma das atuações do Conselho é fiscalizar sobre a prática ilegal da profissão. Questionado sobre que se dá essa intermediação de checagem da prática irregular, ele esclarece:

“Primeiramente o Conselho vai fazer uma averiguação legal da denúncia, a partir daí nós entramos em contato com essa pessoa e se ela faz a alteração [da nomenclatura irregular], nós entendemos que ela compreendeu. Se a pessoa não muda, aí é iniciado um processo legal, porque nós somos respaldados por lei”, conclui Braga.

Nos casos onde a denúncia segue o processo legal, Braga explica que o Conselho ainda aciona a contratante do indivíduo, para que os devidos esclarecimento em torno da denúncia, sejam feitos.

No encerramento, destacando a atuação de Arthur já atuante no cenário profissional de Relação Públicas, a professora e coordenadora do curso, Cristiane Sambugaro, fez um convite os demais estudantes à estarem envolvidos com os projetos do CONRERP,  além de eventos da área que proporcione uma construção de portifólio e ampliando, assim,  as futuras oportunidades no tão competidor,  mercado de trabalho.  

Para os colegas de graduação, Braga finalizou compartilhando seus contatos pessoais e se disponibilizou a auxiliar no esclarecimento de dúvidas relacionadas ao processo de estágio ou embaixadores, do CONRERP.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estágio AICOM – editor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM