As transformações no mercado de trabalho levam jovens comunicadores a buscar opções em plataformas virtuais
Por: Victor Hugo Sigoli de Campos [1]
Revisor: Victor Barrelo A. Ferreira [2]
Editora: Beatriz Rodrigues Macedo [3]
Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4]
e Profª Nicole Morihama [5]
Às 19 horas do dia 25 de abril, a segunda palestra da Semana Acadêmica de Relações Públicas de 2022.1, o Centro Universitário FMU FIAM|FAAM contou com os ex-alunos Guilherme Locci e Hérica Gabriele Lima dos Santos. A palestra foi moderada pelas professoras Simone Carvalho e Cristiane Sambugaro, acompanhadas pela Coordenadora d9 curso graduação em jornalismo Nicole Morihama. Hérica começou sua história falando sobre a TRUSS Professional, fundada há 21 anos por Manuella Bossa e é referência em shampoos e condicionadores femininos e masculinos, cremes, perfumes, entre outros produtos de beleza, tornando-se presente em mais de 22 países e líder de mercado no Brasil. Hérica trabalha no departamento de comunicação institucional da TRUSS, e afirmou aos alunos a importância do foco na área de atuação desejada, levando em consideração a amplitude do mercado.
“Os estudantes precisam conhecer, desenvolver e aprimorar suas próprias habilidades, para concorrerem as melhores vagas, contudo é preciso ter mente aberta e estar disposto a expandir o leque de interesses profissionais. E nem tudo é questão de capacitação, também é essencial conhecer comunicadores experientes na profissão.”
Guilherme Locci está atualmente no departamento de comunicação de uma empresa do agronegócio, – setor frequentemente criticado por questões ambientais e de saúde, que tem participação em 27,4% do PIB do brasileiro – e requer uso eficaz de comunicação institucional, para comunicar a sociedade sobre o uso das novas tecnologias na produção, cultivo de alimentos, plantio e colheita. O jovem de 22 anos se formou em Relações Públicas em 2020, e comenta que é essencial para cada comunicador criar seu grupo conectado por interesses profissionais, por meio de blogs, sites e redes sociais, criar conteúdos de valor para internet, divulgar informação, enviar e-mails e notificações para leitores e desenvolver seu networking.
É importante também que os discentes se engajem por meio das plataformas virtuais, sites de procura de emprego, plataformas para ter contatos com empregadores e colaboradores de grandes marcas. Novas tecnologias estão mudando rapidamente o mercado de trabalho, os novos comunicadores precisam sempre ampliar seu conhecimento e vontade de exercer coisas novas.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – editora
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Pública e Jornalismo. FMU/FIAM-FAAM