Employer Branding

EMPLOYER BRANDING E A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES DE COMUNICAÇÃO NAS RELAÇÕES ENTRE MARCAS E COLABORADORES

Apresentação da temática contou com participação de ‘prata da casa’ na abertura da Semana de Relações Públicas 2022.1

Por: Davi de Brito Landim [1]

 Revisor: Breno de Araujo Silva [2]

Edição: Cleide Silva de Carvalho [3]

Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profa. Nicole Morihama [5]

Na manhã de 25 de abril, dando início à Semana Acadêmica de Relações Públicas 2022.1, o Centro Universitário FMU FIAM| FAAM teve a honra de receber a ex-aluna e renomada profissional da área de Relações Públicas, Mariana Mariano, que atualmente está como Relações Públicas Match, setor responsável por novos negócios de bebidas alcóolicas, que não sejam cervejas, na empresa AMBEV. Mariana, que também tem especialização em Comunicação e Gestão de Crise, abordou em sua apresentação a temática “Employer Branding”, ou Marca Empregadora, que consiste em um conjunto de ações entre colaboradores e empresas, com foco em promover engajamento na experiência com a marca.

O evento teve a moderação da professora Rita Ribas, e contou com apoio da professora Cristiane Sambugaro e da Coordenadora dos Cursos de Relações Públicas, Jornalismo e CTS Comunicação Institucional, Profa. Nicole Morihama.

A importância da comunicação de uma marca empregadora é fundamental na relação com o seu público interno. Para Mariana, trabalhar a comunicação interna, a comunicação externa e a institucional alinhadas é importante para que o colaborador se torne o seu principal porta-voz.

Ela destaca ainda a criatividade em possuir canais próprios de comunicação interna, pois, com isso, o repertório criado é muito maior, o que contribui diretamente no andamento das atividades da empresa.

Segundo Mariana, hoje é essencial para o funcionamento de uma empresa essa construção de relacionamento. “A empresa que não se preocupar com a marca empregadora, não anda”, disse.

De acordo com Mariana, uma marca empregadora precisa pensar em como conquistar as pessoas. O profissional de Relações Públicas é essencial para o desenvolvimento dessas estratégias, na construção das ações que gerem aproximação e benefício mútuo entre as organizações e seu público, interno e externo.

Sobre isso, o Employer Branding pode atuar ainda na relação com o ex-colaboradores.  Para ela, a experiência do desligamento tem que ser mais produtiva que o momento da contratação, pois o que o ex-colaborador levar da experiência com a marca irá contribuir para que as pessoas falem bem dela, mesmo quando não façam mais parte da companhia. 

“A pessoa pode ter 20, 25 ou apenas dois anos de empresa, o importante é que ela tenha a melhor experiência possível naquele período”, continua.

Em sua apresentação, Mariana deixou claro o quão importante é mantermos os bons relacionamentos.

Questionada sobre como se destacar no mercado de trabalho, ela respondeu: “Se relacione muito bem com as pessoas, se relacione com pessoas que você admira em trajetória profissional, na trajetória pessoal, para que elas vejam em você o potencial que as vezes você não vê, para poder fazer esse crescimento de pensamento”, aconselha.

Quando perguntada sobre o que fazer após o final da graduação, para ela o principal fator é confiar em si e pensar que precisa ir atrás de oportunidades que você acredita que sejam boas.

Unânime entre as docentes presentes, Mariana foi parabenizada não só pela construção da sua trajetória profissional, mas também por sua dedicação enquanto acadêmica, inspirando, assim, os futuros colegas de profissão a seguirem se dedicando aos estudos, pensando em um futuro promissor.

[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – repórter

[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor

[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estágio AICOM – editor

[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM

[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM