“Cultura analítica é ter visão de dados para a tomada de decisões no marketing”, diz Bruno Bramella
Por: Analice Lima [1]
Revisor: Victor Barrelo A. Ferreira [2]
Editora: Beatriz Macedo [3]
Supervisores: Prof. Wiliam Pianco [4] e Profª Nicole Morihama [5]
Iniciamos nesta segunda-feira (25) a Semana de Comunicação da FIAM-FAAM com uma programação cheia de palestras ricas e especiais. Uma delas, foi sobre análise de dados no mundo do marketing, encontro mediado pela docente Gloria Tenório com o convidado Bruno Brambella, professor MBA da FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista) e fundador da plataforma “Datalogando”, formado em publicidade e mestre em marketing.
A abordagem da palestra ressaltou a importância da atualização do marketing nos dias de hoje, levando em consideração a inserção dos dados nesse novo método, em que o mercado da cultura analítica demanda uma visão em interpretar dados ou tomar decisões baseadas neles.
O convidado apresentou alguns exemplos, para uma melhor compreensão do que é a cultura analítica no marketing e a importância dos dados dentro dessa área. Bruno trouxe exemplos de pesquisas de algumas empresas realizadas com o público no qual as perguntas poderiam não ter um direcionamento certo para as respostas, pois algumas podem ter vários sentidos e explicou que com uma base de dados as pesquisas podem se tornar mais assertivas.
Durante sua fala, ressaltou a evolução da cultura analítica nos dias de hoje, que vem crescendo em conjunto com a internet, as redes sociais e atualmente com a pandemia, pois muitas empresas precisaram se fazer presente no cenário online. Quem desenvolve o marketing tem o poder de redirecionar e tomar decisões e não é necessariamente algo fora da realidade, pois no mercado, cruzar as informações com referências ajuda na interpretação dos dados.
Em sua visão os dados trazem a realidade mais clara: “Estudar e entender dados pra você tomar um pouco a frente no mercado é super importante”, afirmou Bramella.
1] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – repórter
[2] Aluno do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiário AICOM – revisor
[3] Aluna do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, estagiária AICOM – editora
[4] Professor do curso de Jornalismo FMU/ FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[5] Professora e coordenadora do curso de Relações Pública e Jornalismo. FMU/FIAM-FAAM