Professor Carlos Eduardo Dezan Scopinho fala sobre uma das disciplinas que leciona, “Planejamento de Marketing e Comunicação”
Por: Lino Bocchini [1]
Revisado por: Wiliam Pianco [2]
Supervisão: Prof. Wiliam Pianco [2] e Profa. Nicole Morihama [3]
“Apesar de cada disciplina ter suas especificidades, elas se dialogam neste vasto mundo do Marketing e da Comunicação Social”, analisa o professor Carlos Eduardo Dezan Scopinho, que também é coordenador da pós em comunicação da FIAM/FAAM e FMU. “Mas, para que o profissional de Propaganda atue com foco na assertividade, o Planejamento de Marketing e Comunicação deve estar alinhado, principalmente com os ambientes externos”.
E continua: “Esse alinhamento ajuda a reestruturar o ambiente interno de uma unidade de negócios”. E adiciona um que a mais de complexidade ao quadro geral, reforçando o valor do planejamento: “nestas últimas décadas o comportamento do consumidor mudou, transformando o ponto-de-venda em ponto-de-experiências, fragmentando motivações, atitudes e percepções, de acordo com as demandas do mercado”.
Carlos Eduardo sabe o que está falando e ensinando. Acumula experiência profissional, acadêmica e vivência. Começou a trabalhar aos 13 anos como office-boy, e começou a estudar Publicidade e Propaganda aos 18, em Piracicaba. Passou por empresas de renome (Boticário, Editora Abril, Onodera etc) e, já em São Paulo, concluiu dois mestrados. Hoje está concluindo o doutorado em Design pela Universidade de Lisboa com dupla titulação pela USP.
Na FMU, além de Planejamento de Marketing e Comunicação, ainda leciona “Promoção de Vendas e Merchandising”, “Redação Publicitária” e “Comportamento do Consumidor”.
Ainda sobre a disciplina de Planejamento e sua importância, fica claro em suas respostas que ela é a base para o sucesso de qualquer iniciativa de Propaganda e Marketing, pelo número de variáveis de qualquer cenário. “A definição das estratégias deve ser cautelosa e regrada na construção dos planos de Marketing, de Comunicação e de Promoção”.
A criatividade, claro, é essencial. Mas Carlos Eduardo explica que ela deve estar alinhada e subordinada ao planejamento. “A parte da criação é a que enche os olhos dos consumidores e dos gestores. Porém, ela deve seguir fielmente o planejamento de marketing e comunicação, criando produção a partir das técnicas de persuasão, semiótica e linguística”, ensina.
E emenda: “E toda essa estrutura de redação publicitária deve estar afinada ao discurso que deverá motivar o público-alvo”.
Professor, alguns alunos podem se perguntar se esses conhecimentos que a disciplina de Planejamento traz, e tantos outros, não poderiam ser simplesmente aprendidos diretamente na prática… Faz sentido?
“A prática traz traquejos cotidianos, bem como ensina a lidar com as oportunidades e as ameaças. Mas aquele que frequentou de corpo e alma o curso de Publicidade e Propaganda terá o diferencial de compreender seu real propósito e desenvolver argumentos consistentes para compreender melhor as movimentações mercadológicas”.
Para finalizar, e aproveitando que o senhor é professor de quatro disciplinas e coordenador dos cursos de pós da comunicação FIAM/FAAM e FMU, como a instituição se insere no contexto acadêmico geral da Publicidade e Propaganda?
“Hoje o curso de Publicidade e Propaganda do FIAM FAAM conta com professores extremamente antenados com as mudanças dos mercados. Cada disciplina tem especificidades, mas ao mesmo tempo dialoga com outras matérias para que haja conformidade na construção e produção de sentidos. O aluno que se integrar ao curso irá perceber que a somatória das disciplinas o fará um profissional atento e com poder de persuasão. E esse é o diferencial nesta área que sofre constantes mudanças devido aos fatores tecnológicos, econômicos e socioculturais”.
[1] Aluno do curso de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, estagiário AICOM
[2] Professor de Jornalismo FMU/FIAM-FAAM, supervisor de estágios AICOM
[3] Professora e coordenadora do curso de Relações Públicas e Jornalismo FMU/FIAM-FAAM